Se já tem experiência profissional, mas está a pensar investir numa formação, talvez já se tenha perguntado se deveria optar por um MBA ou um mestrado executivo. Conhece as diferenças entre os dois programas e sabe qual é mais indicado para a fase de carreira em que se encontra?

Comecemos pelas semelhanças: tanto um MBA como um mestrado executivo prevêem um investimento financeiro e de tempo significativos e têm, usualmente, uma duração de 12 meses. Contudo, a escolha entre um programa ou outro depende exclusivamente dos seus objetivos.

Os MBA, ou Master’s Degree in Business Administration, foram desenhados para complementar áreas de especialização com conhecimentos de gestão, com uma forte componente económico-financeira. Em geral, a aposta nesta formação dá-se logo nos primeiros anos de atividade profissional, para alavancar as carreiras dos participantes.

Estes programas implicam ainda um grande investimento de tempo e dedica√ß√£o, uma vez que, por norma, duram um ano em regime full-time ou dois anos em part-time. No entanto, existem MBAs mistos, que combinam ensino presencial e √† dist√Ęncia ou 100% online, mas a carga hor√°ria tende a ser mais exigente comparada com a de um mestrado.

Já os mestrados executivos são mais focados em outras áreas de conhecimento, com um grau de especialização maior, e são mais compatíveis com a vida profissional. Geralmente, estes programas são feitos em regime part-time, com uma componente letiva flexível e em regime pós-laboral. Além disso, têm a vantagem de concederem o grau de Mestre em apenas 12 meses.

Os mestrados executivos destinam-se, usualmente, a profissionais com mais de cinco anos de experi√™ncia laboral, combinando metodologias de aprendizagem mais ativas e permitindo a partilha de conhecimento entre pares e o networking essencial √†s suas fun√ß√Ķes. Existe uma componente letiva e um trabalho final, que tem de ser completado para assegurar o grau de Mestre.

 

Os Mestrados Executivos na Nova SBE

A Nova SBE criou um portefólio de mestrados executivos, com cinco áreas de especialização diferentes:

‚Äʬ† ¬† ¬† ¬† Marketing & Estrat√©gia

‚Äʬ† ¬† ¬† ¬† Finan√ßas & Mercados Financeiros

‚Äʬ† ¬† ¬† ¬† Inova√ß√£o & Empreendedorismo

‚Äʬ† ¬† ¬† ¬† Lideran√ßa

‚Äʬ† ¬† ¬† ¬† Avan√ßado em Gest√£o

Os primeiros quatro são mestrados especialistas que visam a aquisição de novas competências nestas áreas em profunda mudança. Já o de Mestrado Executivo Avançado em Gestão é mais sistémico e destina-se a quadros mais sénior, com mais de dez anos de atividade profissional, permitindo uma atualização de competências nesta área.

Os alunos podem ainda escolher um conjunto de cadeiras optativas, selecionando as competências da área em questão que precisam de atualizar.

Al√©m disto, h√° a possibilidade de completar o mestrado em um ano ou em duas diferentes etapas. Pode come√ßar-se a primeira etapa com um p√≥s-gradua√ß√£o-espelho (que tem a dura√ß√£o de um ano letivo), fazendo depois a transi√ß√£o dos cr√©ditos para o mestrado executivo, que pressup√Ķe depois apenas a entrega do work project. Esta op√ß√£o permite diluir o tempo e a intensidade da aprendizagem e pode fazer sentido em determinadas fases da vida profissional ou pessoal.

Conheça os nossos
Mestrados Executivos
Publicado em 
4/7/2023
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.