Já ouviu falar em OKR? OKR – Objectives and Key Results – é uma metodologia voltada a gestão de negócios desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel Corporation, e popularizada desde que foi implementada pela Google.
A

essência deste método tem por objetivo otimizar a execução de tarefas que, em princípio, parecem extremamente banais, simples de serem executados, mas que na realidade apresentam inúmeros problemas no dia a dia das organizações.

Ao estabelecer ciclos bem delimitados para todas as atividades, o que envolve um monitoramento constante dos resultados observados e vinculação de objetivos de curto prazo a cada uma delas, a OKR oferece a oportunidade de alcançar uma melhoria significativa na forma como o negócio é gerido.

Para além da Google, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está a correr bem ou não.

Com elementos da filosofia Lean – que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante – a metodologia OKR funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos os membros da equipa. Por esta razão, é importante que toda a equipa esteja alinhado com a cultura da empresa.

Uma vez que as atividades vão sendo cumpridas, é possível perceber o quanto estão a impactar e gerar resultados, além de facilitar a perceção do status da meta: se será alcançada ou não. No primeiro caso, torna-se fácil mapear quais ações colaboraram para o êxito. Já no segundo, a metodologia ajuda na perceção de que os objetivos não serão cumpridos com antecedência, sendo assim possível rever ações para chegar ao resultado proposto.

Um dos principais pilares de OKR é a aceleração do processo de gestão. A base do método é delimitar resultados-chave simples e objetivos desafiadores. Sendo assim, o ciclo de trabalho para alcançar uma meta é curto, possibilitando identificar com agilidade quais indicadores estão a funcionar e quais precisam de maior atenção.

A forma de montar o organograma de OKR já contribui para a aceleração da gestão. De modo colaborativo, o momento serve como validação e alinhamento dos OKRs. A equipa pode discutir junta o que é relevante para cada setor, contando com a visão de quem está dentro da área e de quem está fora, o que contribui para o enriquecimento dos indicadores.

Os OKRs definem critérios de sucesso mensuráveis para a empresa dentro de um período. Ajudam-nos a medir se estamos a ter sucesso. Dentro dos OKRs estão os KPIs – as métricas-chave – que queremos melhorar, mantendo os valores dos outros KPIs. Não adianta melhorar um KPI a custo de derrubar vários outros. KPIs são escolhidos entre os nossos diversos indicadores – tudo o que medimos na empresa – por serem chave para a nossa performance.

 

As principais vantagens de adotar a metodologia OKR:

Agilidade na gestão

O OKR usa os princípios dos métodos ágeis para implementar ciclos rápidos de gestão, garantindo a adaptação da empresa às mudanças. Assim, pode definir-se OKRs periódicos de acordo com o ritmo da organização, ajustando os objetivos e metas à situação atual e oportunidades do mercado. Com relatórios e avaliações semanais é muito mais fácil acompanhar os avanços e fazer correções a tempo. O método também reduz os riscos e desperdícios, além de criar um ambiente propício a ideias inovadoras.

 

Alinhamento e cooperação entre equipas

Outro efeito importante do método é incentivar a cooperação e alinhamento entre as equipas. Para isso, os OKRs devem ser compartilhados com todos os colaboradores, reunindo as áreas em torno dos mesmos objetivos. Com um objetivo em comum, é natural que os esforços sigam numa única direção.

 

Aumento da produtividade

Com toda a empresa focada nos objetivos e metas definidas em prazos mais curtos, o aumento da produtividade é uma consequência óbvia. Graças ao formato simples do OKR, todos sabem exatamente qual sua responsabilidade e conseguem fazer mais com menos recursos.

 

Mais autonomia e transparência

Quando as metas são claras para todos e as responsabilidades distribuídas, é natural que os colaboradores ganhem mais autonomia e aumentem sua confiança na empresa. Essa transparência é um dos pontos fortes da metodologia OKR, que direciona abertamente todas as equipas e deixa os profissionais livres para atingirem as suas metas como preferirem.

 

Monitorização contínua do progresso

Com os Key Results baseados em KPIs, é muito mais prático monitorizar continuamente o progresso em direção aos objetivos do negócio. Os Key Results são metas e, diferentemente dos objetivos, devem ser mais tangíveis, com métricas claras, temporais, e com prazo bem definido. Daí a importância de trabalhar com métricas simples e rastreáveis, que podem ser facilmente acompanhadas a partir dos dados que a empresa gera. Além disso, os OKRs também permitem que os erros sejam rapidamente detetados e corrigidos.

 

Aumento do engagement

O engagement é fundamental no atual mundo dos negócios e a metodologia OKR é perfeita para despertar esse envolvimento nos colaboradores. Isto porque o método faz com que os profissionais se sintam diretamente conectados à missão central da empresa, e é muito mais empolgante trabalhar com um propósito. Em vez de receberem ordens, os colaboradores passam a ver o seu impacto nos objetivos da empresa e assumem um compromisso sólido com o sucesso do negócio.

 

Adaptabilidade às mudanças

Por fim, um dos grandes êxitos da metodologia OKR é sua capacidade de adaptação às mudanças, uma capacidade obrigatória nas empresas. Usando este método, ganha-se flexibilidade para mudar a direção sempre que necessário, de acordo com as oscilações do mercado, já que é muito mais fácil atualizar um OKR face a uma ameaça ou oportunidade do que alterar um planeamento estratégico inteiro.

O treino de OKR oferecido pelo Setec Consulting Group apresenta a metodologia para gestão ágil de desempenho, com o objetivo de esclarecer todas as funcionalidades e aplicações práticas do método. Ficou interessado? Clique aqui e confira as próximas datas!

Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e aSetec Consulting Group » Leia o artigo original

Já conhece o nosso programa online com impacto
Objectives Key Results?
Publicado em 
17/2/2021
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.