essência deste método tem por objetivo otimizar a execução de tarefas que, em princípio, parecem extremamente banais, simples de serem executados, mas que na realidade apresentam inúmeros problemas no dia a dia das organizações.
Ao estabelecer ciclos bem delimitados para todas as atividades, o que envolve um monitoramento constante dos resultados observados e vinculação de objetivos de curto prazo a cada uma delas, a OKR oferece a oportunidade de alcançar uma melhoria significativa na forma como o negócio é gerido.
Para além da Google, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está a correr bem ou não.
Com elementos da filosofia Lean – que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante – a metodologia OKR funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos os membros da equipa. Por esta razão, é importante que toda a equipa esteja alinhado com a cultura da empresa.
Uma vez que as atividades vão sendo cumpridas, é possível perceber o quanto estão a impactar e gerar resultados, além de facilitar a perceção do status da meta: se será alcançada ou não. No primeiro caso, torna-se fácil mapear quais ações colaboraram para o êxito. Já no segundo, a metodologia ajuda na perceção de que os objetivos não serão cumpridos com antecedência, sendo assim possível rever ações para chegar ao resultado proposto.
Um dos principais pilares de OKR é a aceleração do processo de gestão. A base do método é delimitar resultados-chave simples e objetivos desafiadores. Sendo assim, o ciclo de trabalho para alcançar uma meta é curto, possibilitando identificar com agilidade quais indicadores estão a funcionar e quais precisam de maior atenção.
A forma de montar o organograma de OKR já contribui para a aceleração da gestão. De modo colaborativo, o momento serve como validação e alinhamento dos OKRs. A equipa pode discutir junta o que é relevante para cada setor, contando com a visão de quem está dentro da área e de quem está fora, o que contribui para o enriquecimento dos indicadores.
Os OKRs definem critérios de sucesso mensuráveis para a empresa dentro de um período. Ajudam-nos a medir se estamos a ter sucesso. Dentro dos OKRs estão os KPIs – as métricas-chave – que queremos melhorar, mantendo os valores dos outros KPIs. Não adianta melhorar um KPI a custo de derrubar vários outros. KPIs são escolhidos entre os nossos diversos indicadores – tudo o que medimos na empresa – por serem chave para a nossa performance.
As principais vantagens de adotar a metodologia OKR:
Agilidade na gestão
O OKR usa os princípios dos métodos ágeis para implementar ciclos rápidos de gestão, garantindo a adaptação da empresa às mudanças. Assim, pode definir-se OKRs periódicos de acordo com o ritmo da organização, ajustando os objetivos e metas à situação atual e oportunidades do mercado. Com relatórios e avaliações semanais é muito mais fácil acompanhar os avanços e fazer correções a tempo. O método também reduz os riscos e desperdícios, além de criar um ambiente propício a ideias inovadoras.
Alinhamento e cooperação entre equipas
Outro efeito importante do método é incentivar a cooperação e alinhamento entre as equipas. Para isso, os OKRs devem ser compartilhados com todos os colaboradores, reunindo as áreas em torno dos mesmos objetivos. Com um objetivo em comum, é natural que os esforços sigam numa única direção.
Aumento da produtividade
Com toda a empresa focada nos objetivos e metas definidas em prazos mais curtos, o aumento da produtividade é uma consequência óbvia. Graças ao formato simples do OKR, todos sabem exatamente qual sua responsabilidade e conseguem fazer mais com menos recursos.
Mais autonomia e transparência
Quando as metas são claras para todos e as responsabilidades distribuídas, é natural que os colaboradores ganhem mais autonomia e aumentem sua confiança na empresa. Essa transparência é um dos pontos fortes da metodologia OKR, que direciona abertamente todas as equipas e deixa os profissionais livres para atingirem as suas metas como preferirem.
Monitorização contínua do progresso
Com os Key Results baseados em KPIs, é muito mais prático monitorizar continuamente o progresso em direção aos objetivos do negócio. Os Key Results são metas e, diferentemente dos objetivos, devem ser mais tangíveis, com métricas claras, temporais, e com prazo bem definido. Daí a importância de trabalhar com métricas simples e rastreáveis, que podem ser facilmente acompanhadas a partir dos dados que a empresa gera. Além disso, os OKRs também permitem que os erros sejam rapidamente detetados e corrigidos.
Aumento do engagement
O engagement é fundamental no atual mundo dos negócios e a metodologia OKR é perfeita para despertar esse envolvimento nos colaboradores. Isto porque o método faz com que os profissionais se sintam diretamente conectados à missão central da empresa, e é muito mais empolgante trabalhar com um propósito. Em vez de receberem ordens, os colaboradores passam a ver o seu impacto nos objetivos da empresa e assumem um compromisso sólido com o sucesso do negócio.
Adaptabilidade às mudanças
Por fim, um dos grandes êxitos da metodologia OKR é sua capacidade de adaptação às mudanças, uma capacidade obrigatória nas empresas. Usando este método, ganha-se flexibilidade para mudar a direção sempre que necessário, de acordo com as oscilações do mercado, já que é muito mais fácil atualizar um OKR face a uma ameaça ou oportunidade do que alterar um planeamento estratégico inteiro.
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Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e aSetec Consulting Group » Leia o artigo original