David Roberts, speaker da Singularity University, foi a estrela de mais um SingularityU Cascais Lisbon Chapter Exponential Generation, dedicado aos mais jovens, que teve lugar no campus de Carcavelos, na passada quarta-feira. O especialista em Tecnologia, Disrupção e Liderança Exponencial deixou uma mensagem clara sobre potencial e mudança: todos temos a capacidade de fazer a diferença.
V

iagens a Marte, realidade virtual real, retardamento do envelhecimento ou carros voadores? Estas possibilidades parecem-nos ainda longínquas, mas David Roberts garante que podem estar mesmo prestes a tornar-se numa realidade. O fundador dos Global Inspiration Goals falou sobre o grande potencial das tecnologias exponenciais, que já começaram a trilhar o seu caminho e não poderão ser travadas.

O especialista da SU sublinhou que as evoluções tecnológicas podem facilitar-nos a vida, mas há a possibilidade de também criarem novos problemas.

“Uma coisa é certa: estamos prestes a ficar verdadeiramente poderosos, muito rápido. E eis a grande questão: podemos tornar-nos muito poderosos, mas não muito bondosos, atenciosos, carinhosos ou ter compaixão. A tecnologia é exponencial, mas nós não somos”.

Mas, como podemos assegurar um mundo melhor ou usar estas tecnologias para solucionar os grandes problemas da Humanidade? Segundo o speaker americano, “todos querem mudar o mundo, mas poucos têm a coragem de mudarem-se a si próprios”, muitas vezes porque acreditam que não irão conseguir fazer qualquer diferença.

“Como é que fazemos a diferença? Primeiro temos de nos aperceber de que podemos fazer a diferença. Se pensarmos que não podemos fazer a diferença, então nunca vamos tentar fazê-la”, porque as pessoas que mudam o mundo “não têm qualquer superpoder, para além de características como a coragem, integridade e humildade. Noutras palavras: mudam-se a elas próprios. Esse é o seu superpoder”.

Os líderes exponenciais não tentam mudar o mundo. Mudam-se a si próprios e, depois, o mundo começa a mudar à sua volta”, afirmou, garantindo que o objetivo não deve ser criar seguidores de uma determinada ideia ou movimento, mas antes formar novos líderes, para estender a rede de influência. É desta forma que se faz a diferença no mundo. “Isto é verdadeiramente exponencial. É apenas necessária uma pessoa numa empresa para mudar totalmente essa organização”. O único elemento indispensável e vital para alterar a realidade, segundo David Roberts, é a coragem moral, “uma comodidade rara, mais rara do que a bravura no campo de batalha ou uma mente brilhante”.

“Eu falei-vos de tecnologia exponencial, mas a verdade é que nós é que somos potencialmente a coisa exponencial. A tecnologia só o é, porque a fizemos para o ser”.

David Roberts esteve presente na Nova SBE, no SingularityU Cascais Lisbon Chapter Exponential Generation, na quarta-feira passada, e foi guest speaker do SingularityU Lunch Câmara Municipal de Cascais & Enterprise Ecosystem e CEO Council, no dia seguinte.

Já conhecia o nosso speaker? Saiba mais sobre o percurso profissional de David Roberts, especialista em Tecnologia, Disrupção e Liderança Exponencial, aqui.

Publicado em 
22/6/2021
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.