Ricardo Acto lidera as operações da Cidade do Rock há cerca de 3 anos, trabalhando diariamente para pôr o evento de pé em Lisboa, Rio de Janeiro, Madrid e Las Vegas. Após 12 anos na área da construção civil e em cargos públicos, foi convidado a integrar a equipa do festival em 2007. Simultaneamente, liderou projetos como a Árvore de Natal na Roménia e em Lisboa, até ter sido promovido a VP de Operações do Rock in Rio em 2015.
A sua licenciatura em engenharia e a sua experiência profissional abriram-lhe as portas para o desafio que agora enfrenta. Só em Portugal, nesta última edição, foi preciso dimensionar a Cidade do Rock para acolher 85.000 pessoas, com a ajuda de cerca de 10.000 colaboradores. Por isso, ao aceitar o novo cargo, tornou-se evidente a necessidade de saber ainda mais sobre gestão de projetos e de pessoas.
Ricardo Acto encontrou na 1.ª edição do programa de Gestão Aplicada de Projetos, em 2017, algumas das ferramentas que ainda hoje utiliza no seu dia a dia. Durante uma visita guiada pelos bastidores da Cidade do Rock, filmámos o seu testemunho sobre o curso de dois dias, coordenado por José Crespo de Carvalho:
Falando da sua experiência em particular, como gestor de operações de um evento de grande dimensão, Ricardo partilha que "foi positivo ver que os desafios que eu enfrento numa grande organização afinal são mais comuns do que se pensa", enfatizando ainda a vertente prática e objetiva do programa.