Para além do reforço e atualização de conhecimentos e competências e da obrigação legal que a formação per si representa para as empresas, existem algumas razões menos óbvias para se investir em formação.
R

eter talento continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações. O envolvimento e predisposição dos colaboradores para a formação, assim como a possibilidade de aprenderem e progredirem em contexto de trabalho, são alguns dos fatores que influenciam favoravelmente a retenção de talento. A Nova SBE reuniu 5 razões menos óbvias para se investir em formação e, consequentemente, promover a retenção de talento nas organizações:

#1 Torna-o um elemento essencial na sua equipa

Ao estar capacitado para desempenhar funções distintas e dar resposta a várias necessidades da organização torna-se automaticamente um ativo valioso. Mais do que nunca,  o segredo do sucesso passa pela diferenciação e nas mais-valias que representa para a sua equipa e para a sua empresa. 

#2 Auxilia no networking

Se pensar bem no assunto, as formações são dadas por experts de uma determinada área e juntam profissionais dessa mesma área ou de outras distintas, o que faz dessas pessoas excelentes oportunidades de networking onde pode encontrar contactos preciosos. Participar nestas formações permite promove anda a partilha de experiências e conhecimentos em grupo.

#3 Evita a perda de tempo e dinheiro devido a erros

É um dado adquirido: quando um colaborador não formado comete um erro, implica que o trabalho tem de ser refeito. Isto significa a utilização do dobro do tempo e a verdade é que tempo é, algumas vezes, sinónimo de dinheiro. Os erros e as ineficiências cometidas podem originar entregas de produtos/projetos inadequados e não otimizados a clientes e, no pior dos cenários, a empresa pode perder clientes. Vai querer correr este risco?

#5 Aumenta satisfação e confiança dos colaboradores

Como qualquer humano, os colaboradores apresentam fraquezas ou lacunas nas suas competências - sejam soft skills ou hard skills. Se alguém se sente inadequado ou insuficiente no trabalho que executa, provavelmente (muito provavelmente mesmo) também não se sente feliz. E a insatisfação leva à perda de qualidade na execução do trabalho. A verdade é que colaboradores com possibilidade de atualizar os seus conhecimentos e desenvolver as suas competências, tendem a estar mais satisfeitos e motivados para permanecer e fazer crescer a empresa.

#5 Aumenta a competitividade da empresa

Investir em formação é uma decisão estratégica que permite preparar as organizações para responder de uma forma mais eficaz às constantes mudanças e exigências do mercado. O valor de uma empresa sobe significativamente quando há uma aposta na qualificação do seu capital humano, uma vez que a formação permite o aumento do know-how global e dos seus colaboradores e contribui para a melhoria dos índices de produtividade. Por outro lado, o facto de ter colaboradores satisfeitos e motivados estimula a proatividade e a criatividade dos seus colaboradores! 

Expanda os seus horizontes
Executive Education
Publicado em 
5/7/2018
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.