eter talento continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações. O envolvimento e predisposição dos colaboradores para a formação, assim como a possibilidade de aprenderem e progredirem em contexto de trabalho, são alguns dos fatores que influenciam favoravelmente a retenção de talento. A Nova SBE reuniu 5 razões menos óbvias para se investir em formação e, consequentemente, promover a retenção de talento nas organizações:
#1 Torna-o um elemento essencial na sua equipa
Ao estar capacitado para desempenhar funções distintas e dar resposta a várias necessidades da organização torna-se automaticamente um ativo valioso. Mais do que nunca, o segredo do sucesso passa pela diferenciação e nas mais-valias que representa para a sua equipa e para a sua empresa.
#2 Auxilia no networking
Se pensar bem no assunto, as formações são dadas por experts de uma determinada área e juntam profissionais dessa mesma área ou de outras distintas, o que faz dessas pessoas excelentes oportunidades de networking onde pode encontrar contactos preciosos. Participar nestas formações permite promove anda a partilha de experiências e conhecimentos em grupo.
#3 Evita a perda de tempo e dinheiro devido a erros
É um dado adquirido: quando um colaborador não formado comete um erro, implica que o trabalho tem de ser refeito. Isto significa a utilização do dobro do tempo e a verdade é que tempo é, algumas vezes, sinónimo de dinheiro. Os erros e as ineficiências cometidas podem originar entregas de produtos/projetos inadequados e não otimizados a clientes e, no pior dos cenários, a empresa pode perder clientes. Vai querer correr este risco?
#5 Aumenta satisfação e confiança dos colaboradores
Como qualquer humano, os colaboradores apresentam fraquezas ou lacunas nas suas competências - sejam soft skills ou hard skills. Se alguém se sente inadequado ou insuficiente no trabalho que executa, provavelmente (muito provavelmente mesmo) também não se sente feliz. E a insatisfação leva à perda de qualidade na execução do trabalho. A verdade é que colaboradores com possibilidade de atualizar os seus conhecimentos e desenvolver as suas competências, tendem a estar mais satisfeitos e motivados para permanecer e fazer crescer a empresa.
#5 Aumenta a competitividade da empresa
Investir em formação é uma decisão estratégica que permite preparar as organizações para responder de uma forma mais eficaz às constantes mudanças e exigências do mercado. O valor de uma empresa sobe significativamente quando há uma aposta na qualificação do seu capital humano, uma vez que a formação permite o aumento do know-how global e dos seus colaboradores e contribui para a melhoria dos índices de produtividade. Por outro lado, o facto de ter colaboradores satisfeitos e motivados estimula a proatividade e a criatividade dos seus colaboradores!