Diretora Executiva do Portugal Digital, programa motor de transformação digital do país pelo Governo, é a figura de capa da PME Magazine de janeiro e a convidada na apresentação online da 19ª edição.
N

o decorrer da entrevista, a Diretora Executiva do Portugal Digital, Vanda de Jesus enfatiza a importância de as empresas terem equipas “com diversidade de culturas e com backgrounds diferentes”, enriquecendo a experiência e a força de cada uma.

Trazer mais mulheres para a tecnologia é uma coisa que também me motiva imenso. Mas isto é toda a diversidade, porque outra coisa que tenho aprendido na vida é que a diversidade de culturas, de backgrounds faz com que realmente sejamos muito mais fortes e acho que também temos isso em Portugal de forma única”, sublinha a antiga diretora de marketing da Microsoft Portugal.

 

Recebemos muito bem os outros, incorporamos bem novas culturas e, portanto, no digital não é diferente, muito pelo contrário, mas garantindo que mantemos o nosso core e a nossa essência, acrescenta.

Vanda de Jesus relembra também a aposta nos recursos humanos: “Há uma matriz direta entre os pilares e os três motores da nossa economia, que são as pessoas, as empresas e o Estado. E como em tudo, sou uma pessoa de pessoas, sem as pessoas não vamos conseguir fazer nenhuma transformação nos outros. Portanto, sim, isso é uma grande aposta.”

Uma das coisas que tenho sentido também neste trabalho é a importância das lideranças e acho que os momentos que também vivemos, se alguma coisa positiva trouxe, foi os líderes perceberem que têm de fazer uma alteração muito profunda naquilo que é o seu mindset, na sua forma de trabalhar, na forma de pensar as organizações, muito orientadas ao propósito, com muito mais flexibilidade, a importância da empatia, mesmo não sendo física. Acho que tudo isso esta pandemia e estes momentos que estamos a viver aceleraram, termina.

Sobre o tópico, a diretora executiva do Portugal Digital deu também uma palestra online, focada no Plano de Ação para a Transição Digital, no dia 21 de janeiro, no âmbito da 2.ª edição da  Webtalks. Pode ver o live completo aqui.

 

Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e a PME Magazine. Leia a entrevista na íntegra.

Tem uma PME? Descubra cinco formações executivas em que deve investir em 2021.

Publicado em 
22/1/2021
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.