o decorrer da entrevista, a Diretora Executiva do Portugal Digital, Vanda de Jesus enfatiza a importância de as empresas terem equipas “com diversidade de culturas e com backgrounds diferentes”, enriquecendo a experiência e a força de cada uma.
“Trazer mais mulheres para a tecnologia é uma coisa que também me motiva imenso. Mas isto é toda a diversidade, porque outra coisa que tenho aprendido na vida é que a diversidade de culturas, de backgrounds faz com que realmente sejamos muito mais fortes e acho que também temos isso em Portugal de forma única”, sublinha a antiga diretora de marketing da Microsoft Portugal.
“Recebemos muito bem os outros, incorporamos bem novas culturas e, portanto, no digital não é diferente, muito pelo contrário, mas garantindo que mantemos o nosso core e a nossa essência”, acrescenta.
Vanda de Jesus relembra também a aposta nos recursos humanos: “Há uma matriz direta entre os pilares e os três motores da nossa economia, que são as pessoas, as empresas e o Estado. E como em tudo, sou uma pessoa de pessoas, sem as pessoas não vamos conseguir fazer nenhuma transformação nos outros. Portanto, sim, isso é uma grande aposta.”
“Uma das coisas que tenho sentido também neste trabalho é a importância das lideranças e acho que os momentos que também vivemos, se alguma coisa positiva trouxe, foi os líderes perceberem que têm de fazer uma alteração muito profunda naquilo que é o seu mindset, na sua forma de trabalhar, na forma de pensar as organizações, muito orientadas ao propósito, com muito mais flexibilidade, a importância da empatia, mesmo não sendo física. Acho que tudo isso esta pandemia e estes momentos que estamos a viver aceleraram”, termina.
Sobre o tópico, a diretora executiva do Portugal Digital deu também uma palestra online, focada no Plano de Ação para a Transição Digital, no dia 21 de janeiro, no âmbito da 2.ª edição da Webtalks. Pode ver o live completo aqui.
Este artigo é uma republicação no âmbito da parceria entre a Nova SBE Executive Education e a PME Magazine. Leia a entrevista na íntegra.
Tem uma PME? Descubra cinco formações executivas em que deve investir em 2021.