O projeto Points of U continua a desafiar estudantes, docentes, staff e a comunidade do campus de Carcavelos da Nova SBE a aprofundar a forma como aprendemos neste e com este espaço, a discutir diferentes perspetivas, desbravando caminhos que nos façam querer estar na vanguarda das metodologias de aprendizagem em contexto organizacional. E tudo isto só faz verdadeiramente sentido se partilhado, pelo que entrevistámos Elsa Rodrigues, Learning Experience Designer dos programas Corporate da formação de executivos da Nova SBE e vencedora do concurso de fotografia Points of U. Começámos por procurar compreender o que leva um membro de staff a participar num concurso interno e respetivas mais-valias .

O que é que te levou a participar primeiramente no workshop de fotografia e depois no concurso no âmbito do projeto Points Of U?

Em primeiro lugar, foi o facto de ter sido feito por uma colega, pela Jéssica, e de ter havido uma mobilização para que participássemos. Foi divulgado, foi explicado qual era o objetivo, pois havia aqui um propósito maior de encontrarmos uma imagem que representasse também aquilo que é o nosso local de trabalho, o nosso dia-a-dia, aquilo que é a nossa missão.

Quais são as vantagens que vês neste tipo de iniciativas?

Para mim estas iniciativas têm várias vantagens. Primeiro, permite-te olhar para os sítios por onde passas todos os dias com mais atenção e com uma perspetiva diferente e sentir as realidades daquilo que vai navegando dentro do sítio que um campus tão vasto. Permite-te observar várias realidades, interagir com os espaços de outra forma e se calhar prestar atenção a coisas a que habitualmente não prestamos. Depois, também acho que estas iniciativas são muito importantes para nos aproximarmos uns dos outros - colegas e alunos -, reforçando este espírito de pertença à comunidade da Nova SBE. Acho que nos coloca à prova, permite que possamos mostrar outros talentos que temos, que não somente aqueles do dia-a-dia, para que possamos sair um bocadinho desta caixa daquilo que são as nossas funções, o nosso trabalho e podermos experimentar e mostrar que fazemos outras coisas.

Como é que te parece que podemos fomentar mais momentos de aprendizagem entre pares e qual é a importância que isso pode ter?

Eu acho que este momento de aprendizagem entre pares que foi desenvolvido é o melhor exemplo do que é que se pode fazer num grupo de formação de executivos. Ou seja, dentro de um grupo podemos perceber quais são os hobbies e talentos das pessoas e como podem ser fomentados em team buildings e em ações ao fim do dia, para momentos mais descontraídos em que os próprios participantes podem ensinar os outros a fazer qualquer coisa.

Na verdade, recebeste um prémio: poder fazer uma formação na Nova SBE Executive Education. O que é que para ti significa este prémio?

Eu acho que o prémio em si não é só a questão da formação. Saber que a fotografia vai ser divulgada e usada nos meios de comunicação da Nova SBE, e que vai estar exposta em algum lado, é bastante gratificante porque eu tinha acabado de chegar e ganhei com uma fotografia que retrata algo que é muito importante para mim: a música. Já é extremamente recompensador saber que a fotografia estará exposta e saber que contribuí para a escola de alguma forma para além do meu trabalho e da minha função, consegui aqui captar algum sentimento de pertença.

E, para terminar, numa frase, qual é a mensagem que gostavas de deixar para os restantes participantes, mas também para todas as pessoas que se possam vir a cruzar-se com este projeto que é o Points of U?

Dizer que não há lugares comuns no mundo da aprendizagem não é suficiente, por isso eu diria que, em termos de ensino e de aprendizagem, na Nova SBE há muito mais para lá do que se vê à primeira vista. Todos os espaços são espaços para aprender e todas as pessoas transportam consigo algo que nos podem ensinar.

Conheça o projeto
Points of U
Publicado em 
31/10/2022
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.