A NOS lançou um programa inovador de formação em Analítica Avançada de Dados (AA) para os seus colaboradores, desenvolvido em parceria com a Nova SBE Executive Education e a LTPlabs, com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades da AA à generalidade da organização.

Em entrevista, Pedro Brandão, Market & Customer Intelligence Director e Head of the Center of Excellence for Advanced Analytics na NOS SGPS, falou-nos sobre as expectativas para o FAAST e quais os fatores que levaram a NOS a juntar-se à Nova SBE.

Porque é importante fazer este esforço para transformar a NOS numa data driven organization?

A NOS já é, neste momento, uma data driven organization e esta será certamente a sua classificação em qualquer diagnóstico que façamos, seguindo a metodologia que entendamos apropriada. A prevalência de análise de dados para apoiar a tomada de decisão é muito alta na NOS.

Creio que o esforço que estamos a fazer se enquadra num objetivo diferente. Os últimos anos proporcionaram uma evolução muito significativa à forma como a Modelação Matemática e a Engenharia de Computação são aplicadas a grandes quantidades de dados. Esta evolução tecnológica tornou-se democrática sob vários aspetos e por isso acessível às organizações.

Com este enquadramento, os dados deixaram de ser utilizados apenas como espelho retrovisor que descreve o passado e promove decisões humanas, mas passaram a ser usados principalmente como preditor do que vai acontecer no futuro e prescritor do que devemos fazer. Esta é a grande alteração promovida pelas tecnologias cognitivas.

A NOS utiliza há vários anos estas tecnologias cognitivas, como o Machine Learning e a Inteligência Artificial, e acredita que este é o momento indicado para escalar esta utilização tecnológica a todas as suas dimensões operacionais e de negócio, a todas as suas decisões e a todas as suas pessoas.

 

De que modo é que uma formação em data e digitalização contribui para dar resposta aos desafios atuais da vossa empresa?

É fundamental que as tecnologias cognitivas não fiquem cingidas aos especialistas, isto é, à Modelação Matemática e à Engenharia de Computação. É fundamental que estas tecnologias sejam de universal conhecimento e aplicação por toda a organização. Neste enquadramento é muito importante criar uma mecânica disruptiva de aproximação das pessoas à Analítica Prescritiva, ao Machine Learning e à Inteligência Artificial, indiferentemente da sua função e do seu papel na NOS. No fundo, estamos a falar de um ponto de descontinuidade positiva que é percebido por todos e que foi sinalizado pelo kick-off do programa FAAST, no dia 24 de janeiro.

Acreditamos que esta mecânica disruptiva far-se-á de duas formas fundamentais e complementares.

Em primeiro lugar, através do FAAST, um programa de formação universal e massificado dos perfis de gestão ligados a operações de negócio, a marketing e vendas e a finance, que cobre todos os papéis e todos os níveis de responsabilidade da organização. Estamos a falar de preparar as pessoas da NOS para fazer acontecer.

Em segundo lugar, esta disrupção far-se-á também através de um investimento estrutural em projetos destas características aplicados a todas as áreas da NOS e a todos os seus desafios e esse é também o grande compromisso da NOS. Nesta vertente, estamos a falar de fazer efetivamente acontecer com Advanced Analytics e Tecnologias Cognitivas. 

 

Como é que o Advanced Analytics acrescenta valor no processo de tomada de decisão?

Para a NOS, esta criação de valor está muito ligada às suas características fundamentais enquanto empresa, e está ligada também à sua vocação.

Por um lado, devemos ter em conta que a NOS é uma produtora natural de dados em quantidades extraordinárias e com várias naturezas.  Por outro lado, a NOS é uma empresa com uma estrutura operacional extremamente ampla, que inclui desenvolvimento de rede, operações sobre esta rede, sistemas de informação, operações de logística, de forças de terreno, de serviço a cliente, de atendimento técnico, bem como estruturas de Marketing e Vendas de grande dimensão, estruturas financeiras e de desenvolvimento de pessoas.

Em todas estas estruturas operacionais, existem muitos decisores intervenientes, com um conhecimento detalhado de cada operação em ambientes de elevada complexidade.

Nestes contextos, os dados, o Advanced Analytics e as Tecnologias Cognitivas permitem decisões aumentadas, condensando conhecimento e resolvendo a complexidade de forma muito mais ágil do que o humano de forma individual. Estas tecnologias têm funções preditivas sobre o que vai acontecer e acima de tudo prescritivas sobre o que devemos fazer em cada decisão granular que tomamos.

A vocação da NOS é permitir a melhor experiência possível aos seus clientes, este é o território de maior aplicabilidade de Advanced Analytics, Tecnologias Cognitivas e Decisões Aumentadas na nossa empresa. Estas tecnologias são um extraordinário disruptor de experiência de cliente e este corresponde ao maior compromisso da NOS.

Porque escolheram juntar-se à Nova SBE?

A Nova SBE reúne características únicas em Portugal: a sua reputação do ponto de vista formativo, mas também a sua natureza empreendedora e inovadora, o que terá sido um marcador importante desta decisão.

Em adição, o FAAST é muito mais do que um processo formativo sobre tecnologia e o seu potencial. O seu foco fundamental são as pessoas, é a capacidade para formar léxicos conjuntos, para estabelecer novas formas de trabalhar e para tomar melhores e mais ágeis decisões. Esta necessidade encaminhou-nos para a relevância de desenvolver este programa em parceria com uma escola de Business and Economics.

No final, e apesar destes pontos anteriores que são cruciais, creio que o fator mais significativo foi a disponibilidade e a maleabilidade para construir o programa FAAST totalmente à medida dos objetivos da NOS, das nossas pessoas e das nossas necessidades, capaz não apenas de capacitar, mas também de envolver, motivar e mobilizar. A Nova SBE diferencia-se na forma como é capaz de criar uma experiência formativa envolvente e transformadora.

 

Para a NOS, porque é importante investir na formação dos seus colaboradores?

Só seremos melhores enquanto organização se fizermos crescer as nossas pessoas, as tornarmos mais capazes, mais informadas, mais prontas para explorar novos caminhos e para desafiar, e a formação tem um papel preponderante nesta missão de crescimento conjunto. O investimento em formação sempre foi central para a NOS, mas apresenta-se cada vez mais como um pilar fulcral na vivência da nossa cultura.

Já conhece o nosso programa
Liderar a Transformação Digital?
Publicado em 
8/2/2022
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.