Miguel Pina e Cunha e Arménio Rego lançam novo livro em Outubro. Como pré publicação, disponibilizamos aos nossos leitores alguns extratos deste novo trabalho, "Paradoxos da Liderança", onde os autores abordam e se debruçam sobre como gerir contradições, dilemas e tensões da vida organizacional.
P

ara reservar o seu exemplar basta enviar um e-mail para sílabo@silabo.pt com os seguintes dados: Assunto - reserva do livro "Paradoxos da Liderança" | Nome | Morada | E-mail de contacto (se diferente do de envio) | Corpo do e-mail - Pretendo reservar e receber um exemplar do livro "Paradoxos da Liderança", logo após a sua publicação.

Os líderes necessitam de realizar um equilíbrio constante entre desafios frequentemente contraditórios. Num ambiente de globalização e perante os diferentes desafios colocados por uma multiplicidade de partes interessadas, frequentemente conflituantes, o paradoxo «é o novo normal». Os líderes precisam de aprender a lidar com situações ambíguas e com dilemas complicados. Precisam de desenvolver técnicas de pensamento que lhe permitam encontrar novas soluções no confronto de opostos. Necessitam de um quadro mental paradoxal.

Goddard e Eccles, num livro dando conta de que o bom senso na gestão é raro, e que a falta de senso é frequente, escreveram:

«Os gestores estão colocados numa posição desconfortável. Espera-se que, nas promoções para o próximo patamar, concorram com os seus pares, ao mesmo tempo que se espera que sejam exemplares jogadores de equipa, colaborando natural e generosamente com esses mesmos colegas. Espera-se que sejam empreendedores, colocando a sua carreira e a sua segurança financeira em risco em prol dos acionistas, mas também se espera que atuem como burocratas modelares e cidadãos organizacionais, cumprindo obediente e desinteressadamente os regulamentos e as regras colocadas no seu caminho. Espera-se que sejam agentes dos acionistas, alinhando os seus interesses com os interesses dos proprietários, mas também se lhes requer que atuem com integridade como líderes, sejam fiéis aos seus valores, e exercitem o seu próprio julgamento. Espera-se que criem valor para os acionistas, mas que também equilibrem os interesses de uma grande variedade de outros stakeholders cujos interesses na organização podem ser mais fracos e menos óbvios, mas cuja capacidade para criar problemas é por demais evidente».

Ou seja, espera-se que os líderes sejam equilibristas sem tombarem no precipício dos maus resultados. Para discutirmos com maior detalhe esse equilibrismo permanente, discutimos três grandes zonas, cada uma com nove contradições. A primeira zona, envolve contradições relacionadas com virtudes e virtuosidade. Trata, sobretudo, do modo como o líder se lidera a si próprio. Em síntese, argumentamos o seguinte:

  • As forças de um líder podem enfraquecê-lo, e as fraquezas podem transformar-se em forças.
  • A coragem deve ser cautelosa, e a cautela pode ser um auxílio à coragem.
  • A humildade deve ser confiante, e a confiança deve ser humilde.
  • A autenticidade pode ser adaptável, e a adaptabilidade pode ser autêntica.
  • O humor pode ser sério, e a seriedade pode ser alegre.
  • A generosidade requer atenção aos interesses próprios, e a prossecução destes requer generosidade.
  • O risco requer prudência, e a prudência recomenda que se arrisque.
  • O otimismo realista requer algum pessimismo, e o pessimismo pode gerar otimismo.
  • A inteligência pode originar decisões pouco inteligentes, e a ausência de brilhantismo cognitivo pode ser útil para tomar decisões inteligentes.

 

Para reservar o seu exemplar basta enviar um e-mail para sílabo@silabo.pt com os seguintes dados: Assunto - reserva do livro "Paradoxos da Liderança" | Nome | Morada | E-mail de contacto (se diferente do de envio) | Corpo do e-mail - Pretendo reservar e receber um exemplar do livro "Paradoxos da Liderança", logo após a sua publicação.

Já conhece o programa
Liderança Eficaz?
Publicado em 
22/5/2020
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.