O networking tem má reputação no mercado, porque as pessoas associam o termo, automaticamente, a vendas. Na realidade, é o oposto. Trata-se de criar relações. Contudo, as pessoas muitas vezes cometem erros, porque não percebem que existe bom e mau networking e que há uma fórmula para construir ligações. Primeiramente, deve perguntar-se: como posso criar uma ligação com alguém, com profundidade, sem que seja demasiado pessoal, mantendo o profissionalismo, para que nos consigamos conectar mais depressa?
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rande parte de nós fazemos networking comas pessoas erradas, nos sítios errados, dizemos coisas erradas, e acabamos porperder tempo. Tenha em atenção estes cinco princípios, para quepossa construir ligações e fortalecer relações laborais duradoras:

  1. Toda a gente gosta de ser ajudada, mas ninguém gosta de ser alvo de vendas

primeiro erro no mundo do networking éo oversell. Eu não entrego cartões de visita,porque o gesto se trata de uma transação. Antes de tudo, é preciso conhecer aoutra pessoa. Desta forma, é necessário ouvir. Tem dois ouvidos e uma boca –use-os proporcionalmente. Um bom networker é alguém que ouve,compreende e depois tenta estabelecer uma ligação que ajude a outra pessoa. Se ajudar alguém,esse gesto tem retorno.

  1. As pessoas procuram mais autenticidade e vulnerabilidade

Nos tempos que correm, em que cada vez mais pessoasestão a perder ligações, torna-se extremamente importante procurar formasdiferentes de conectar e comunicar. As pessoas procuram líderes que consigamestabelecer ligações mais profundas com as suas audiências. Portanto, se está afazer vendas, a tentar recrutar equipas, ou à procura de novos investidores, opoder de contar uma história e ligar essa narrativa às necessidades da pessoacom quem estamos a falar é mais crucial do que nunca. Não tenha medo decontar a sua história. Mas, sempre, com um propósito.

  1. Crie contactos com um propósito

networking trata-se de ligarpessoas na posição certa, com o mindset adequado, para criaralgo melhor para o mundo. Deve prestar atenção quando está a desenvolver a suarede de contactos, porque é ao conhecer pessoas com as mesmas paixões,alinhando as diferentes perspetivas, que é possível criar algo com umpropósito. Muitas vezes conhecem-se pessoas por acidente, mas é muitoimportante fazer o trabalho de casa: olhe para o LinkedIn, veja quem épositivo, fala bem, diz as coisas certas e que se liguem com a sua história.Não é difícil encontrar pessoas que se alinhem com a sua visão. As redessociais são a maior base de contactos do mundo! Lembre-se: as relaçõessão primeiramente baseadas no social, só depois, talvez, em negócios.

  1. Crie uma relação win-win

Uma coisa a ter sempre em mente: nunca se vende àrede de contactos. Se tentar vender algo, a relação quebra-se. Deve teruma relação colaborativa, baseada em ajuda mútua nos respetivos negócios.Uma relação de network tem de ser uma situação de mútuasvantagens. Não existe apenas um lado. Ser honesto e direto é muito mais eficaz.É preferível dizer: “a partir de agora, não vou tentar vender nada, nem vale apena tentar vender-me nada. No entanto, estou confortável em abrir a minha redede contactos, se estiver disposto a fazer o mesmo. Vamos trabalharcolaborativamente, em vez de competitivamente”. Sublinho: não se trata de umarelação a curto-prazo, mas de um crescimento mútuo a longo-prazo.

  1. Não se esqueça da regra das 5 pessoas

Somos a média das cinco pessoas com quem nosassociamos. Por isso, num contexto de networking, se é a pessoamais inteligente numa sala, está na sala errada. Numa rede de contactosorientada para os resultados, não deve tentar estabelecer ligações commilhões de pessoas, porque não terá tempo para construir essas relações oumanter a comunicação. É por isto que a regra das cinco pessoas é tão útil: émelhor ter cinco pessoas a trabalharem juntas, regularmente, do que tentargerir 30 ou 40. E se essas pessoas tiverem relações fortes com os seus cincocontactos, terá um impacto exponencial. Por esta razão, não se esqueça: invistaem qualidade, não em quantidade.

Já conhece o programa
Connect, Communicate & Network with Purpose?
Publicado em 
15/6/2021
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