O que têm os jogadores de futebol de alta competição em comum com os executivos de topo? À partida, estes dois mundos parecem totalmente diferentes, mas têm muito mais coisas em comum do que distintas. Tal como os atletas, os líderes das organizações precisam de ter um conjunto de preocupações para alcançarem elevados níveis de rendimento e desempenho.

Partindo de um exemplo claro: como é que o Cristiano Ronaldo se prepara para estar sempre num elevado nível de rendimento desportivo? Como para qualquer atividade profissional, é preciso, por um lado, ter conhecimentos necessários para o exercício da função, mas também gerir todos os aspetos pessoais, físicos, emocionais e cognitivos que possam afetar a performance. Da mesma forma, um executivo só poderá concretizar e cumprir com eficácia e eficiência as suas atividades se tiver algum cuidado com estas condicionantes, pois são elas que vão suportar uma liderança de sucesso.

Partindo deste pressuposto, juntámos a melhor escola de gestão do país – a Nova SBE – e a maior organização desportiva de Portugal – a Federação Portuguesa de Futebol -, numa parceria de excelência para criar o Centro de Alto Rendimento de Liderança, com o objetivo de contribuir para que os executivos possam atingir o seu potencial e tenham mais capacidade para responderem às exigências que as atividades diárias lhes colocam. Esta formação torna-se ainda mais pertinente em tempo de pandemia, uma vez que as condições deste último ano e meio diminuíram muito a nossa resposta aos estímulos, estando também associado a estilos de vida sedentários que afetam, inevitavelmente, a performance.

O mundo empresarial e o do futebol não se vão cruzar apenas no campo metafórico, vão estar interligados durante o programa: os participantes terão aulas na Cidade do Futebol e no campus da Nova SBE.

A Federação trará toda a sua unidade de saúde e performance, que é constituída por fisiologistas de topo, nacional e mundial, pelo coordenador, que é também médico da Seleção Nacional A, o nosso nutricionista e um psicólogo que, para além de ser professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, é uma das maiores referências no nosso país na área de Psicologia do Futebol, tendo estado mais de 20 anos ligado à equipa profissional do Sport Lisboa e Benfica. Do lado da Nova SBE, está prevista a partilha de experiências e ensinamentos sobre liderança.

No fundo, o importante é perceber que este paralelismo entre os negócios e o futebol pode ajudar a melhorar o desempenho em ambas as atividades, e que os aspetos ligados à vida, às emoções, ao modo como se reage, prepara, recupera ou faz a gestão da fadiga pode ser decisivo na performance, no campo e em qualquer organização.

Este texto trata-se de uma republicação de uma entrevista orginalmente publicada pela PME Magazine.

Já conhece o programa
Centro de Alto de Rendimento e Liderança?
Publicado em 
17/12/2021
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.