Com a crescente utilização de criptoativos, é importante compreender a utilização de Blockchain num mundo descentralizado. Esta tecnologia tem na sua génese a capacidade de transformar os negócios, alterar as cadeias de fornecimento globais, concretizar a economia partilhada e redefinir empresas e modelar economia, com impactos a curto e médio prazo nas infraestruturas económicas e sociais.

Nuno Silva Vieira, sócio da Antas da Cunha ECIJA, liderando o departamento de Legal Intelligence, e Coordenador Executivo do programa Blockchain & Smart Contracts, explica porque é essencial apostar nos conhecimentos sobre esta tecnologia para se manter relevante no mercado.

 

Os criptoativos são legais?

Os criptoativos nunca foram ilegais. São o resultado da invenção humana, particularmente desta vaga tecnológica, associada à quarta revolução industrial, e que assume uma natureza fundacional para muitas indústrias.

Qualquer pessoa pode ser proprietária de um criptoativo, com a certeza de que não há nenhuma lei ou orientação legal que o impeça. Para isso basta ser possuidor de uma carteira digital e usar uma blockchain que permita o acesso a esse tipo de ativo.

Outra coisa é a comercialização. Quem comercializa este tipo de ativo tem de respeitar a lei e não pode, de forma alguma, impor perdas a terceiros, muitas vezes desconhecedores deste tipo de realidade tecnológica. 

Daí a necessidade de regulação. A tecnologia blockchain é demasiado relevante para não ser aproveitada pelas pessoas, pelas empresas e pelo setor público.

 

Os criptoativos são mais voláteis do que os restantes mercados?

Podemos dizer que sim. Mas para responder desta forma estaríamos a partir do princípio de que todos os criptoativos são investimento. De facto, quando falamos de security tokens, estamos a falar de investimento. Mas, quando falamos de outro tipo de tokens – utility tokens ou NFT´s – não estamos a falar de investimento - estamos a falar de tokens que entregam ao seu detentor um tipo de utilidade que não é investimento. Claro que a mente humana é muito criativa e existe muita gente a tentar especular ao redor de muitos ativos virtuais, sendo os NFT´s um dos casos de maior conhecimento público.

Para combater este tipo de especulação temos de apostar na literacia digital e na literacia financeira. Estas duas realidades são pilares fundamentais para a escolaridade básica do séc. XXI.

 

Como é que o mundo se está a preparar a regulação dos ativos virtuais?

Praticamente já todos assimilaram que os ativos virtuais são uma realidade do séc. XXI. Há países que estão a ser mais rápidos e assertivos, outros que nada fizeram e aqueles que fizeram alguma coisa, mas fizeram mal. O Reino Unido, por exemplo, está a ser muito assertivo e está a apostar na implementação dos smart contracts na economia, com o sistema judicial britânico a ser muito ativo nesse tema. Outros países apostaram na aplicação imediata de impostos, praticamente sem que os seus cidadãos saibam que realidades se está a tributar. A EU (União Europeia) está a desenvolver um regulamento – que se espera, entre em vigor em 2024 – relativo ao mercado dos criptoativos. Uma das coisas que está a ser bem feita é a criação de uma ordem jurídica - e regulamentar - forte de toda esta economia digital, na salvaguarda dos consumidores e dos investidores. As coisas estão a acontecer. Ainda estes dias, a Reserva Federal dos EUA e o BCE publicaram orientações para os bancos que queiram negociar ativos virtuais.

 

Porque é importante estar a par desta transformação tecnológica e ganhar conhecimentos sobre tecnologias como Blockchain ou Smart Contracts?

Quem não tiver conhecimento sólidos acerca da tecnologia blockchain não estará preparado para os próximos tempos. O FMI estima que, em 2025, 30% do PIB mundial estará associado à economia digital. Isto quer dizer que, nos próximos três anos Portugal pode necessitar 30% de mão de obra disponível com conhecimentos sólidos em temas como Blockchain e Smart Contracts. Estamos na era da Web3 e nenhuma empresa pode fugir a essa realidade. Para algumas profissões, podemos estar a entrar numa nova era, de múltiplas oportunidades. Destaco, entre outras, todas as profissões tecnológicas associadas aos conteúdos Web3, cargos de gestão e profissões jurídicas.

 

Consegue dar-nos alguns exemplos de potencialidades e possíveis aplicações práticas do Blockchain no mundo dos negócios?

Destaco, imediatamente, os contratos inteligentes, ou smart contracts, pois permitem a execução automática de um contrato ou vários contratos, em simultâneo, com a eliminação de muitos “gargalos” geradores de atrasos e ineficiências.

Depois temos as moedas digitais, completamente descentralizadas, rápidas, eficientes e geradoras de um rasto que pode garantir uma diminuição drástica da evasão fiscal. Este tipo de moeda já permite, por exemplo, a aquisição de bens imóveis.

Temos, também, os novos sistemas de pagamentos, com a tecnologia blockchain a desempenhar um papel fundamental no aumento da segurança dos seus utilizadores. Há empresas portuguesas a liderar neste tipo de serviço, completamente licenciadas pelo Banco de Portugal para exercerem a sua atividade. 

Uma das coisas que as algumas empresas já fazem muito bem é o armazenamento em nuvem com recurso a tecnologia blockchain, gerando ganhos na segurança dos dados e reduzindo custos.

Depois vem a logística, a saúde, a justiça, a educação ou a energia. Toda a nossa vida pode ser afetada pelas potencialidades deste tipo de tecnologia e, por essa razão, ignorá-la pode não ser a melhor opção.

Já conhece o nosso programa
Blockchain & Smart Contracts?
Publicado em 
5/9/2022
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.