Portugal continua a ser um dos piores da Europa no que diz respeito à literacia financeira. Segundo um estudo publicado em 2020 e divulgado pelo Banco Central Europeu, num inquérito com cinco perguntas sobre conceitos básicos de finanças que foram colocadas às populações dos vários países, os portugueses foram os que responderam com menor taxa de sucesso. No questionário, falava-se de conceitos como inflação, diversificação de risco ou juros compostos. Só 26% dos participantes oriundos de Portugal conseguiram acertar em pelo menos três das cinco perguntas, comparados com 66% em países como Alemanha ou Holanda.

Para os que sabem menos sobre o tema, é importante ter conhecimentos básicos sobre a área. Para os mais proficientes, estes tópicos devem ser aprofundados. Eis alguns dos benefícios da literacia financeira:

·   Adaptabilidade às mudanças na economia: a economia global é dinâmica e manter-se informado sobre as alterações económicas é crucial para tomar boas decisões.

·   Gestão das finanças pessoais: para orçamentar e poupar eficazmente é preciso uma base sólida de conhecimentos financeiros, que permite também maior segurança e independência.

·   É uma ferramenta útil para a gestão e o empreendedorismo: a literacia financeira é essencial nestas duas áreas, para assegurar um bom posicionamento das suas organizações, lucro e crescimento sustentável.

·   Diminuir o fosso entre os mais ricos e pobres: quando uma nação tem mais literacia financeira, existem maiores possibilidades de reduzir a desigualdade económica, porque permite que todos, independentemente das condicionantes, tenham mais oportunidades de construir riqueza.

A Nova SBE Executive Education oferece um portefólio rico em programas na área de Finanças & Economia para todos os níveis de literacia financeira:

·   Finanças para Não Financeiros

·   Controlo de Gestão

·   Controlo de Gestão Avançado

·   Fusões, Aquisições & Reestruturações

·   Pós-graduação em Mercados Financeiros & Gestão de Risco

·   Pós-graduação em Corporate Finance

·   Mestrado Executivo em Finanças & Mercados Financeiros

A Nova SBE oferece ainda um curso totalmente gratuito para contribuir para a educação financeira em Portugal – Finanças para Todos.

Saiba mais sobre o programa
Finanças para Todos
Publicado em 
27/12/2023
 na área de 
Finanças & Economia

Mais artigos de

Finanças & Economia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.