O setor da saúde está a sofrer uma mudança sem precedentes, por causa da Inteligência Artificial (IA). Quem o garante é José Pedro Almeida, Professor convidado na Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e especialista no tema, durante o quinto episódio do Futurecast, um podcast da escola sobre as futuras tendências em diversas áreas de negócio.
“Estamos a enfrentar o que diria ser a nova Internet. E penso que a maioria das pessoas ainda não se apercebeu disso e do impacto que vai ter em todas as indústrias, e na saúde em particular, devido ao volume de dados que gera e à forma como está a ficar para trás em relação a outras indústrias, no que toca à utilização de IA”, explicou o especialista, em conversa com Filipa Breia da Fonseca, Professora na Nova SBE e Coordenadora da Pós-graduação em Gestão na Saúde.
A introdução da IA já se está a fazer sentir e a proporcionar mais e melhores resultados, pois “estamos a entrar numa fase na qual o computador não é apenas uma ferramenta, mas começa a ser um membro da equipa”. Estes sistemas podem aliviar a carga de trabalho dos profissionais de saúde, ajudar a prevenir doenças, ao invés de tratá-las, e, até, a educar os pacientes sobre as suas enfermidades.
“Vamos chegar ao consultório médico muito mais cedo do que hoje. Imagino que isso aconteça não em dez anos, mas provavelmente em cinco”, acrescentou.
Assista ao episódio completo: