IA, Data e Digital

José Pedro Almeida: “O computador não é só uma ferramenta, é um membro da equipa”

No quinto episódio do Futurecast, um podcast da Nova SBE sobre o futuro em diversas áreas de negócio, Filipa Breia da Fonseca, Professora e Coordenadora na Pós-graduação em Gestão na Saúde, e José Pedro Almeida, especialista em Inteligência Artificial, debatem sobre os avanços que as ferramentas tecnológicas vão produzir na medicina.

15
March 2024
3
 min de leitura

O setor da saúde está a sofrer uma mudança sem precedentes, por causa da Inteligência Artificial (IA). Quem o garante é José Pedro Almeida, Professor convidado na Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e especialista no tema, durante o quinto episódio do Futurecast, um podcast da escola sobre as futuras tendências em diversas áreas de negócio.

Estamos a enfrentar o que diria ser a nova Internet. E penso que a maioria das pessoas ainda não se apercebeu disso e do impacto que vai ter em todas as indústrias, e na saúde em particular, devido ao volume de dados que gera e à forma como está a ficar para trás em relação a outras indústrias, no que toca à utilização de IA”, explicou o especialista, em conversa com Filipa Breia da Fonseca, Professora na Nova SBE e Coordenadora da Pós-graduação em Gestão na Saúde.

A introdução da IA já se está a fazer sentir e a proporcionar mais e melhores resultados, pois “estamos a entrar numa fase na qual o computador não é apenas uma ferramenta, mas começa a ser um membro da equipa”. Estes sistemas podem aliviar a carga de trabalho dos profissionais de saúde, ajudar a prevenir doenças, ao invés de tratá-las, e, até, a educar os pacientes sobre as suas enfermidades.

Vamos chegar ao consultório médico muito mais cedo do que hoje. Imagino que isso aconteça não em dez anos, mas provavelmente em cinco”, acrescentou.

Assista ao episódio completo:

Já conhece a
Pós-graduação em Gestão na Saúde?
Publicado em 
15/3/2024
 na área de 
IA, Data e Digital

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Sobre o Autor
Nova SBE Executive Education
Ver perfil completo
Mais artigos que podem interessar
Quando a música e a liderança se encontram
A House of Leaders, da Nova SBE Executive Education, leva a discussão sobre liderança para fora dos contextos tradicionais, aproximando-a da cultura, da inovação e da sociedade. No Rock in Rio Lisboa, a iniciativa marcou o início de uma plataforma contínua de conversas, conhecimento e colaboração sobre o futuro da liderança.
Institucional
Prémios Marketeer 2026
A Nova SBE Executive Education venceu os Prémios Marketeer 2026 na categoria “Estabelecimento de Ensino Superior”, pelo sexto ano consecutivo, reforçando o seu reconhecimento como referência na formação de executivos em Portugal.
Institucional
Nova SBE Executive Education entra no Top 10 mundial
A Nova SBE Executive Education alcançou a sua melhor posição de sempre no Financial Times Executive Education: Top 10 mundial em Programas Customizados (9.º) e Top 20 em Programas Abertos. Mantém também o 1.º lugar em Portugal.
Ver todos os artigos