“The learn-it-all will always do better than the know-it all” - foi assim que Satya Nadella, CEO da Microsoft, enfatizou a importância da aprendizagem.

Existem várias teorias e modelos de aprendizagem, mas de uma forma simplificada, aprender pode ser definido como o processo de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de competências e mudança de comportamentos.

Tendo em conta a amplitude do tema, partimos das considerações de Donald Clark  expressas no livro “Learning Experience Design, How to Create Effective Learning that works”.

O autor constata a dificuldade de levar o outro a aprender e procura o real papel do Learning Experience Design (LXD) para alcançar esse propósito. Para tal, utiliza a psicologia humana para explicar como um simples sistema de recompensa está intrinsecamente ligado à forma como aprendemos.

Habitualmente, perante duas recompensas similares, qual é a que o ser humano prefere? A que chegar primeiro! Ou seja, privilegia a satisfação imediata.

Frequentemente, os atores deste enredo não se sentem  comprometidos porque acham que é improvável a necessidade de usar esse novo conhecimento/capacidade/comportamento no curto prazo ou mesmo alguma vez. Respondendo com franqueza, iríamos ver um vídeo para tentar solucionar um problema com a impressora antes desta ter, efetivamente, uma avaria?

Portanto, se o benefício de algo está distante ou é tido como improvável, passa a ser  encarado de forma menos séria. O típico exemplo de estudar apenas na véspera de um exame ou fazer um trabalho na noite anterior ao prazo limite para entrega - é claro que estamos a excluir desta equação os alunos da Nova SBE 😉.

Então… o que pode levar a aprender, a impedir a procrastinação e a contrariar o desinteresse? Para Donald, aí reside a arte e ciência do LXD, que deve ter em linha de conta 3 fatores:

1. Emoção

Aplicada na experiência de aprendizagem na quantidade certa, uma vez que a dimensão afetiva pode encorajar e manter a retenção de informações.

Desenhar experiências de aprendizagem para a cabeça e o coração, contrariamente ao que tradicionalmente era feito. Donald Norman em “Emotional Design” distingue-o em:

• visceral – a primeira impressão, o que faz sentir de forma automática, reação instintiva, relacionada com a aparência, estética,  "look and feel", impressão, sentimentos;

• comportamental -  usabilidade, funcionalidade, performance, ponto de vista do "learner" (seja ele aluno, participante em formação ou apenas curioso). Ex.: aprendizagem online com os itens de navegação perceptíveis;

• refletivo - mais racional, numa perspetiva em que ultrapassar as dificuldades é o mais importante, não por ter sido fácil, mas porque foi desafiante.

 

2. Atenção

É condição necessária para a aprendizagem. Tomar atenção é focar a mente no que tem de ser apreendido. Mas oscila... existem vários estímulos/distrações que a fazem baixar dramaticamente.

O LXD tem de encontrar formas de trabalhar este fenómeno complexo, selecionar inputs, possibilitar a sua correta interpretação e traçar planos de ação.

Mas atenção com a atenção! Se for aumentada a níveis excessivos, pode gerar demasiada excitação causará stress/fadiga. Tem de ser encontrado o nível ótimo!

 

3. Motivação

“Real driver" da aprendizagem, deve ser:

• inicial -  que os participantes sintam que escolheram estar neste processo e que o controlam, em vez da sensação de terem sido empurrados;

• ongoing - sentem real progresso e sucesso, reforçando a sua auto-confiança;

• auto-regulação: conscientes do tempo e do esforço implicado no processo de aprendizagem.

Caso contrário, emergem sentimentos de frustação. Ou a experiência demora muito tempo para ter efeitos práticos, ou é considerada muito básica ou implica demasiado energia.

 

Fica também a nota de que o humor pode ser um recurso utilizado no processo de aprendizagem desde que tenha um sentido. Por isso, não injetar artificialmente a diversão "Fun can be the occasional cherry on the cake but never the whole cake"!

Assim, apoiar a aprendizagem tem uma receita de sucesso. Os ingredientes, claro, que podem e devem ser adaptados ao conteúdo a transmitir, ao público-alvo e ao contexto. Cabe ao LXD doseá-los de forma correta!

Participe no concurso sobre espaços de aprendizagem da Nova SBE -
Points of U
Publicado em 
20/6/2022
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.