Todos sabemos que a metáfora é um meio poderoso para nos ajudar a compreender vários aspetos da vida e, mais ainda, sobre nós próprios. Metáfora deriva do grego μεταφορά e significa "transferência, transporte para outro lugar" e é, de facto, uma figura de linguagem à qual recorremos frequentemente para produzir sentidos figurados através de comparações.
C

arl Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço e um dos grandes pensadores do século XX, chama-lhe mesmo "the healing symbol", pela capacidade que a metáfora tem de nos fornecer imagens, que podem transformar padrões inconscientes, em formas assimiladas e compreendidas pelo nosso consciente. Segundo o mesmo, a metáfora afeta o ser humano a três níveis: o mental, em que interpretamos o significado; o imaginativo, onde se encontra o poder transformador; e o emocional, onde nos conectamos aos sentimentos incorporados na metáfora (Woodman, 1993).

A experiência de aprendizagem para executivos Adam's Choice é estruturalmente diferente de tudo o que até agora foi oferecido em termos de formação na nossa Escola. A sua abordagem metodológica assenta no ser humano como ser único e holístico, cuja aprendizagem acontece a todos os níveis da sua existência: corpo, mente e espírito. E é por isso que não falamos em curso, mas sim em jornada, não falamos em aulas, mas sim em experiências, não falamos em professores, mas sim em experience designers. É também por isso que não nos limitamos ao campus, olhamos, sim, o mundo como uma enorme sala de aula com potencial ilimitado.

Para que melhor consigamos compreender a riqueza do Adam's Choice, convido-vos a olhar para aquela que para mim é a maior fonte de inspiração: a natureza. Escolhemos a macieira como metáfora para o participante, não só por ser a originária da maçã de Adão, que dá nome a este projeto mas, também, pelo seu processo de crescimento lindíssimo e verdadeiramente brilhante e ainda por ser considerada das árvores mais flexíveis e resilientes do mundo, pela sua capacidade de adaptação às condições climáticas mais adversas, que vão desde o frio do Canadá (dando fruta mesmo em temperaturas abaixo dos 30°C) até ao clima tropical de África. E são exatamente essas características que fazem da maçã um dos frutos mais consumidos no mundo e a macieira uma das árvores mais antigas. Já dizia Charles Darwin:

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". Sem dúvida, algo extremamente necessário hoje, mais do que nunca.

Assim, ao longo da jornada Adam's Choice, o participante vai crescer como uma macieira, passando primeiramente pela poda, depois pela polinização, mais tarde pela transformação da flor em fruto e, finalmente, pelo amadurecimento do fruto e consequente colheita. É através desta jornada que o participante é desafiado a criar a sua própria metodologia de escolha, à qual chamamos Choosenology, que será reflexo da sua individualidade e de um profundo caminho de auto-conhecimento.

Poda // Define Your Path

A poda é uma prática hortícola e silvicultural que envolve a remoção seletiva de certas partes de uma planta, no caso da macieira, os ramos, reconhecendo e mantendo aqueles com maior potencial de crescimento e sustentação. Uma macieira podada ganhará estrutura e forma, crescerá de forma mais saudável e gerará frutos de maior qualidade.

Esta primeira fase do programa - Define Your Path - é o momento de definição da jornada do participante, de compreender quem é, de avaliar como se encontra em cada uma das seis dimensões do ser humano (física, social, emocional, intelectual, espiritual e ocupacional) e de definir aquelas que precisam de maior foco e investimento neste momento da sua vida. Procuro deixar cair o que me pesa, para florescer de forma mais vigorosa.

Polinização // Nurture Your Soul

A polinização é a transferência de pólen das flores das macieiras polinizadoras (masculinas) para as flores das macieiras portadoras (femininas) permitindo, posteriormente, a fertilização e a produção de sementes. Este transporte é feito, quase sempre, por abelhas.

Tal como a macieira, nós seres humanos, precisamos também de todo um ecossistema para nos desenvolvermos e para potenciarmos a nossa transformação. Nesta que é a etapa Nurture Your Soul, proporcionamos este espaço de nutrição, de partilha, de inspiração e de capacitação, através de iniciativas assentes numa jornada tanto individual, como em grupo. São iniciativas que seguem um processo evolutivo e que se interligam entre si: numa vertente mais individual, o peer mentoring (em que o participante é tanto mentor como mentee) e acesso a conteúdo personalizado, e numa vertente de grupo, fazendo parte de uma pequena tribo de co-learning com 5 a 6 elementos, com acesso a masterclasses exclusivas, únicas e originais.

Transformação // Immerse Yourself

Só as flores polinizadas geram fruto. E é depois da polinização que ocorre a fertilização, que faz nascer as sementes que se transformarão em maçã, fazendo com que as pétalas das flores caiam. Esta transformação acontece de dentro para fora, tal e qual a terceira fase do programa Immerse Yourself. Nesta etapa, o estado mental do participante será totalmente absorvido e envolvido pela experiência imersiva, que permite uma alienação do exterior, uma libertação das âncoras do dia-a-dia e das crenças e dogmas estabelecidos, tornando-se “tábua rasa” para aprender. Através desta vivência holística poderosa, cria-se o potencial de fazer nascer novos modelos mentais que potenciam uma transformação estrutural na vida do participante.

Maturação // Take Action

A colheita da maçã só deve ser feita depois de esta atingir um adequado estado de maturação, de forma a apresentar elevados padrões de qualidade sensorial. Para a colheita, as maçãs “devem estar maduras (e não amadurecidas) e, por isso, firmes, crocantes, bem coloridas e aromáticas”. Sem a maturação adequada, as maçãs terão uma baixa qualidade gustativa e serão mais suscetíveis ao aparecimento de desordens fisiológicas na fase do armazenamento (Público, 2013).

Assim como com a macieira, também o participante passará por uma fase de crescimento e de “maturação”, o período durante o qual incorporará todas as aprendizagens, através da reflexão, tomada de consciência e exploração dos seus novos modelos mentais e consequente aplicação na sua vida, tendo desenvolvido resiliência e estando agora preparado para atingir a Choosenology. A última e quarta etapa do programa, Take Action, é fundamental pois prepara o participante para a “colheita dos frutos” de todo este processo de desenvolvimento, frutos estes com potencial para gerar novos ecossistemas inteiros.

Em suma, o que podemos então aprender com a macieira?

  1. Que o meu processo de crescimento e de maturação requer tempo e espaço.

  2. Que, para desenvolver resiliência, preciso de fatores externos, de quem dependo e que me influenciam.

  3. Que, para colher frutos, preciso de passar pelas várias etapas de crescimento e que este é um processo cíclico de renovação e para a vida.

Quem não quer então crescer como uma macieira? E que impacto poderá ter numa organização a colheita de cada um dos seus colaboradores?

Publicado em 
8/7/2020
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.