Em 2021, um grupo internacional de cientistas de áreas tão diferentes como a Genética, a Inteligência Artificial ou a Antropologia, identificou, pela primeira vez, um conjunto de genes relacionados com a criatividade, como sendo os genes que nos salvaram da extinção. Aparentemente, a criatividade deu ao Homo Sapiens uma vantagem seletiva face aos Neandertais e aos chimpanzés, para lá das suas capacidades cognitivas, permitindo que se adaptasse muito melhor ao ambiente que o rodeava.

Podemos definir a criatividade humana de muitas formas. Uma das definições mais simples e, talvez por isso, mais profundas e interessantes é do publicitário espanhol Luis Bassat, que considera que sermos criativos é vivermos a vida a pensar como podemos melhorar as coisas que existem à nossa volta.

Os dados genéticos e as capacidades da Inteligência Artificial permitiram-nos agora concluir que esta capacidade de andar pelo mundo a perceber como podemos aperfeiçoá-lo, pode-nos ter afastado do abismo da extinção.

É altura de falarmos de um dos estados emocionais que mais estimula a criatividade: o tédio. Apesar do tédio ter potencialidades criativas inacreditáveis, tentamos evitá-lo a todo o custo. Incomoda-nos experimentar a lentidão do tempo. Como odiamos estar entediados, imediatamente o nosso cérebro tenta encontrar algo para sair desse estado, para preencher esse vazio. Esse algo, frequentemente, é bastante criativo. O problema é que nos custa imenso caminhar ou correr sem ouvirmos o nosso podcast ou música preferidos, não conseguimos estar parados numa sala de espera sem procurarmos um qualquer artefacto eletrónico e quando as crianças ficam aborrecidas procuramos imediatamente salvá-las do desconforto do enfado.

Uma vez que as organizações têm como principal missão ir melhorando as coisas à nossa volta, deveríamos estar, neste momento, a fazer algumas perguntas importantes.

Por que motivo a Frida Kahlo começou a pintar depois do acidente com o autocarro que a obrigou a ficar acamada durante meses? Teria sido para preencher o vazio do tempo? Será que para fugir do tédio desatou a pintar o que conhecia bem? Ela mesma? Os seus autorretratos?

E se, numa altura em que sofria de falta de inspiração e se limitava a copiar as obras do museu do Prado, o Picasso não tivesse ficado doente com escarlatina? E se não tivesse ficado quieto e parado para se recuperar e restabelecer, durante mais de sete meses em Horta de Ebro? Por que motivo é que teve o auge da sua criatividade depois de passar mais de sete meses numa aldeia de montanha, onde nada se passava?

Será que para conseguirmos viver e tentar melhorar as coisas que nos rodeiam precisamos, de vez em quando, de nos deixarmos entediar?

O que teria acontecido se o Picasso e a Frida Kahlo não tivessem ficado entediados?

E se em vez de tintas e telas, tivessem nas mãos, um smartphone?

Publicado em 
27/10/2023
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.