Este artigo foi escrito no âmbito de uma parceria com a comunidade estudantil da Nova SBE, que visa divulgar perspetivas dos nossos alunos e alumni com o público executivo.
S

omos o país do metafísico e do imaterial: das exaltações de uma saudade, que parece nunca nos largar, à viagem pela tristeza saudosa dos fados, canta-se um país que parece dizer-se imune a sentimentos de maior, que sentado aguarda por algo.

Numa vintena de anos que levo de Portugal sinto que os dias se fazem curtos e a memória pequena demais para recordar o último dia sem crise. Maiores ou menores, as crises parecem ser o cobertor da letargia lusitana, reagente por necessidade e esquecida do passado por imperativo consciencial.

De todas vezes que nos vimos em aflição, depositámos a vontade e a força de recuperar em fazer sentido dos números. Consensos sobre a forma não os havia, mas os objetivos eram comuns: diminuir o défice e resfriar o crescimento da dívida. Seguida a prescrição, os anos vindouros seriam de maior prosperidade. A pobreza atenuar-se-ia e cumprir-se-ia o fim último da política: melhorar-se-iam as vidas das pessoas.

A crise não chegou primeiro aos números, mas avançou no entretanto pelas pessoas adentro, despoletando o pavor pela doença. A sociedade como a conhecemos parou e está recolhida em casa. Aguarda com uma paciência impaciente, por algo: pelo aumento do número de casos, pelo despoletar do vírus no seio familiar, pelo abrandamento…

Há uma crise que é calamidade e emergência, diferente de todas as outras. Desta vez, voltamos a reagir, mas as vidas não se salvam pelos números, mas com os números.

Sabe-se que algo já mudou e muito terá ainda que mudar. O covid-19 arrastou-nos para casa, parou empresas e estrangula os serviços que, resistentes, se mantêm abertos porque a população assim pede e necessita.

O Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e os Governos nacionais desmultiplicam-se em esforços, apoios, créditos e sensibilização das pessoas. Pede-se calma, ânimo e esperança no triunfo da sociedade global à primeira ameaça verdadeiramente global que enfrentamos. Todos com a mesma certeza: o prejuízo maior será sempre o das vítimas deste surto epidémico.

Antecipam-se meses complicados e o futuro é ainda incerto. A solidariedade das empresas e a sociedade civil desdobram-se em iniciativas, movimentos, projetos, atividades… sente-se o pulsar do calor humano pelos gestos que se reproduzem e multiplicam: uma esperança na humanidade vê-se restituída e avançamos juntos compassadamente.

Daqui por uns anos avaliar-se-á melhor o quanto mudámos por estas longas semanas em confinamento, ou se mudámos sequer. E escrever-se-á que tipo de sociedade emergiu da adversidade: se mantivemos os mesmos hábitos, se nos tornámos mais devotos ao afeto e aos outros, valorizando a proximidade, o contacto, o abraço e o beijo, que agora nos vemos impedidos de dar. Se, pelo contrário, nos entregaremos ao imediato, a um carpe diem de sentimentos, aspirações e ações.

Enquanto as pessoas esperam em casa, há um país que age e reage como pode. Vive-se a interrupção da apatia e as saudades da nossa vida de há uns meses crescem. O fado calou-se e nas ruas há um silêncio estranho. Escuta-se esperança à porta das casas.

Adaptando Saramago, arrisco-me a dizer que do caos se decifrará uma ordem.

Lucas Sousa é aluno de Economia na Nova School of Business & Economics e integra o Nova Debate - Sociedade de Debate da Universidade Nova de Lisboa.

Publicado em 
15/5/2020
 na área de 
Gestão & Estratégia

Mais artigos de

Gestão & Estratégia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.