O que é o Advanced Analytics?
É importante compreender que o Advanced Analytics se trata de um conjunto de técnicas, desenvolvidas há relativamente pouco tempo, tipicamente baseadas em dados, das quais é possível extrair informação útil.
Este conhecimento que é possível apreender a partir dos dados que existem nas empresas permite-nos fazer uma análise sistemática do que está a acontecer em cada um dos processos e tirar conclusões que conduzam a nossa atuação ou que prevejam desfechos prováveis.
Os desafios de implementar o Advanced Analytics nas organizações
A utilização deste tipo de tecnologia pode trazer vários benefícios às organizações, mas ainda existem dificuldades em aplicá-lo em algumas empresas, por diversas razões. Antes de mais, estas técnicas não são muito intuitivas e a sua aplicação pode não ser simples. Por outro lado, para as pessoas que não estão familiarizadas com este tipo de tecnologias, esta não é a primeira solução que lhes surge.
Para além disto, esta abordagem necessita tipicamente de muitos dados para que os processos possam ser automatizados, o que significa que as grandes beneficiárias desta implementação são as empresas de grandes dimensões. É também necessário que existam quadros qualificados com o perfil técnico indicado nas organizações para que os processos e algoritmos possam ser implementados com sucesso e ainda existem muitas empresas que estão longe desta realidade, porque não têm data scientists ou data engineers que preparem os dados para que possam ser realizadas as análises.
Para as grandes tecnológicas, como a Google e a Meta, o negócio passa por esta compilação e análises de dados, mas grande parte das empresas, apesar de poderem ter acesso a data, não quer dizer que a estejam a usá-la corretamente ou a aproveitar o seu potencial máximo. Atualmente são recolhidos muitos dados, mas isso não quer dizer que estes sejam sempre úteis. O grande desafio é mesmo implementar estes métodos para que se consiga discernir o que é verdadeiramente importante daquilo que é supérfluo.
O caso da NOS
A NOS é um exemplo de uma empresa que tem já uma abordagem bastante sistemática destes processos, com perfis técnicos capazes de implementarem estas metodologias. Procurando, no entanto, a democratização do conhecimento sobre AA tendo em vista o seu escalamento universal na organização, a NOS lançou um programa inovador de formação em Analítica Avançada de Dados para os seus colaboradores, desenvolvido em parceria com a Nova SBE Executive Education e a LTPlabs, com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades da AA à generalidade da organização.
O FAAST (Forward the Advanced Analytics Smart Transformation) é um programa que concretiza a aposta da NOS na disseminação da aplicabilidade de AA em toda a organização, reconhecendo a sua crescente importância na tomada de melhores decisões. Os diferentes módulos procuram garantir de forma massificada a proximidade da organização com os conceitos básicos de AA, com o conhecimento sobre o ciclo de vida dos projetos de AA e boas práticas de gestão de projeto e, por último, com uma framework que governe a descoberta de oportunidades para aplicação de AA em toda a NOS. O FAAST marca uma aposta clara da NOS na escalabilidade do AA na organização, representando um processo formativo que é muito mais do que a tecnologia e o seu potencial. O seu foco fundamental são as pessoas e de que forma representam um eixo disruptor na transformação inscrita pelo Machine Learning e Inteligência Artificial ao serviço das organizações.
Este é um novo mundo de potencialidades, porque os dados já deixaram de ser utilizados apenas para descrever o passado e o presente das organizações. Neste momento, podem servir-nos para promover decisões e prever o futuro! Este é o grande benefício das tecnologias cognitivas.