O mundo digital está em constante mudança e a pandemia veio aguçar a necessidade de acelerar o processo de digitalização, abrindo o caminho a novas tecnologias e oportunidades de negócio. Sabe como as novas tendências digitais podem afetar positivamente a consumer journey dos seus clientes?
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ilipa Caldeira, Nuno Moreira e Pedro Batalha, três profissionais experientes na área do Marketing, na FullSix, agência de comunicação líder no mercado, apresentaram as seis principais tendências a que devemos estar atentos em 2021 para singrar no mundo digital, num webinar da Nova SBE Executive Education.

Estas tendências baseiam-se em estudos de mercado e na evolução da procura, em Portugal e no resto do mundo. São elas:

  • Inteligência Artificial (IA)
  • Data
  • Voz
  • Social media
  • Economia cashless
  • Realidade estendida ao virtual

O futuro da digitalização parece quase saído de um filme de ficção científica, mas estas tendências baseiam-se já em produtos estabelecidos no mercado e com uma perspetiva de crescimento exponencial.

"O digital vai afetar não só a compra, mas também a experiência. Essa experiência é a consumer journey e, se nos focarmos antes da compra, na parte da descoberta, vemos que os canais que os consumidores estão a usar para ir à procura de novas marcas, novos serviços e produtos, são canais digitais", afirmou Filipa Caldeira, acrescentando que na segunda fase, quando procuram mais informação sobre os produtos, acontece o mesmo processo. "Estas tendências são importantes porque se convertem nas necessidades do cliente de hiperpersonalização e autenticidade".

Segundo os especialistas, estas categorias complementam-se. A Inteligência Artificial faz cada vez mais parte do nosso quotidiano, e, principalmente, da nossa jornada enquanto consumidores. Está por toda a parte: desde as aplicações nos nossos telemóveis, passando pelos carros autónomos, até aos robôs domésticos. A IA está a contribuir crescentemente para um maior conforto dos clientes.

A ciência dos dados tem vindo a ganhar uma força cada vez maior. "Espera-se que em 2025, a quantidade de data gerada por dia chegue aos 463 exabytes, no mundo todo", explicou Pedro Batalha. E através do estudo da data science é possível customizar os serviços e os produtos às necessidades e características do consumidor, cada vez mais exigente no que diz respeito à autenticidade e proximidade.

Ainda que não tenha alcançando grande expressão em Portugal, o mercado dos dispositivos que permitem “mãos livres”, como os digital voice assistants, está a ganhar peso e pode mesmo ser o futuro do e-commerce. Da mesma forma, as redes sociais têm-se adaptado à venda de produtos, tanto nas “lojas online” do Instagram, como na venda em lives para o Facebook ou nas restantes plataformas. O mercado dos influencers é cada vez mais representativo, assim como a emergência de novas redes sociais, como o Clubhouse ou as plataformas de podcasts, personalizadas tendo em conta os gostos dos utilizadores.

O COVID veio ainda acelerar o processo de extinção do dinheiro físico, devido às necessidades prementes de higiene e à expansão do mercado digital. Na Ásia, já está a ser testado um sistema de pagamento cashless, usando IA, em que uma máquina consegue efetuar a transação tendo por base o reconhecimento facial dos clientes. Este sistema ainda está a ser aperfeiçoado, uma vez que os críticos temem que os crimes de falsificação de identidade aumentem, assim como eventuais problemas de privacidade. Mas enquanto esta é uma tecnologia que ainda parece estar longe de ser adaptada em massa, os wearables, por seu lado, já são comercializados, mostrando uma tendência de aumento na procura: "estamos a assistir a uma fusão entre wearables, technology e cashless. Já estão a criar tokens para efetuar pagamentos contactless", disse Nuno Moreira.

No que diz respeito à extended reality, ao universo da realidade virtual e aumentada, ficaria surpreendido com a quantidade de tecnologia disponível para ajudar o consumidor no processo de compra: já conhece os virtual try-ons? Pois é, a partir de agora, já nem tem de se deslocar à loja para saber se uma peça de roupa o favorece.

Ficou curioso para saber mais sobre o futuro do mundo digital? Todos estes conceitos vão ser aprofundados na próxima edição do programa Doing Digital, resultante da parceria entre a Nova SBE Executive Education e a FullSix, com início marcado para maio.

Já conhece o nosso programa
Doing Digital?
Publicado em 
22/4/2021
 na área de 
Digital & Tecnologia

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