No passado dia 18 de novembro, a CIP - Confederação Empresarial de Portugal apresentou o Projeto Promova, que se realizará em parceria com a Nova SBE e que visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança.
O

tema igualdade de género, nos órgãos de decisão das empresas, nomeadamente, das cotadas em bolsa, está na ordem do dia. A sua pertinência e atualidade é sobretudo suportada por diversos estudos que revelam que as empresas com equipas de gestão com maior equilíbrio de género obtêm melhores resultados de negócio, crescimento e rentabilidade mais elevada.

Apesar de no último decénio a presença das mulheres nos órgãos de decisão das maiores empresas cotadas em bolsa ter aumentado oito vezes, passando de 2,6% em 2008 para 21,6% em 2018, Portugal continua abaixo da média europeia de 27%.  

Foi com este mote que a CIP decidiu sair da sua zona de conforto e investir numa iniciativa inovadora que pretende impulsionar o acesso da mulher a funções de maior responsabilidade, nomeadamente, na direção e administração de empresas.

Em estreita parceria com a sua congénere espanhola, e com o apoio financeiro dos EEA Grants a uma parte significativa das atividades, é assim lançada a primeira edição do Projeto Promova com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e formação de mulheres, com vista ao aumento da sua presença na gestão de topo das empresas.

A apresentação do projeto contou com a presença do Presidente da CIP, António Saraiva, do Embaixador norueguês, Anders Edal, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, da Coordenadora do National Focal Point dos EEA Grants, Susana Ramos, da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Teresa Fragoso, da Diretora do Projeto Promociona promovido pela CEOE, Susana Cabana, e do Dean da Nova SBE, Daniel Traça.

O Projeto Promova, que se consubstancia num programa de formação de executivos desenhado em parceria com a Nova SBE, distingue-se dos demais essencialmente em quatro aspetos: coaching, mentoria cruzada, potencial de networking e programa executivo de excelência.

Na sessão de apresentação o Dean da Nova SBE afirmou que “Estamos a caminhar para um mundo onde o importante será pensar, gerir e inovar, o que significa que as organizações têm de ser fundamentalmente diferentes. O importante será o talento e a capacidade de alavancar a diversidade.”

A Nova SBE Executive Education propõe um programa executivo de excelência composto por três módulos que visam capacitar as participantes com os conhecimentos e competências que as ajudarão a ter sucesso em funções de direção e administração.

A CIP acredita que irá, definitivamente, contribuir para um maior equilíbrio social, promovendo a diversidade de género nas funções de gestão de topo.

O Projeto Promova é mais do que um programa de formação executiva, é a oportunidade certa para as mulheres que ambicionam crescer e ser promovidas!

Saiba mais sobre o
Projeto Promova
Publicado em 
8/1/2020
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.