Quando a minha família se mudou do Reino Unido para Portugal, em setembro de 2013, eu não sabia nada sobre vinhos e, para dizer a verdade, nunca tinha compreendido a diferença entre tintos e brancos. Preferia manter-me pelo que conhecia: cerveja…

Portugal tem uma história familiar de produção vinícola tão vasta que cria um sabor individual, que depende de onde as uvas foram formadas e do trabalho de bastidores para produzir esta narrativa tão rica.

Uma das minhas primeiras experiências com a minha família foi um dia dedicado à degustação de vinhos e a pisar uvas. Ainda falamos deste momento especial hoje. A compreensão sobre a forma como os vinhos são feitos, as estações e a maturidade das uvas, permitem-nos melhorar a nossa experiência com o vinho. Ao misturar certos vinhos com comida obtemos um segundo nível de informação, colocando-nos no lado do condutor do jantar.

Networking e vinho combinam tão naturalmente, contudo, podemos perder alguns detalhes pequenos. Por exemplo, o que conhece sobre vinhos e as histórias que partilha juntam o processo e as regiões onde o vinho é produzido.

Sempre quis ser uma pessoa que lê um menu de vinhos como um profissional. É o mesmo com o networking – quando sabemos tornar um evento natural, as pessoas adoram estar ao nosso lado.

O que tem o vinho que ver com o networking? Tudo… Quando sorvemos o primeiro gole de vinho, a disposição muda. Quem é bom a estabelecer ligações sabe estabilizar as disposições na sala – nem muito fortes, nem muito fracas. Tal como o vinho, criamos uma atmosfera na qual as pessoas sentem-se livres para abrirem os seus corações, o que providencia uma ligação mais profunda. Tudo se resume a pessoas e a histórias.

Qual será a sua história nesta jornada de vinho? Consegue imaginar-se a palestrar sobre vinho, ser o anfitrião de uma degustação na sua casa, juntar amigos e desafiá-los a trazerem os seus vinhos favoritos e a partilharem as suas ligações pessoais com o vinho e a sua herança?

Preparar o ambiente é o mesmo que preparar o copo final – a sua audiência deve ter a mistura certa, como as uvas. Lembre-se: uma uva azeda, ou uma pessoa amarga, pode arruinar a experiência para todos. Apressar a produção de vinho pode ser um desastre. É o mesmo com o networking. Os convites devem ser bem pensados. A disposição da sala, a música e a ligação com a comida devem ser elementos que deixem a audiência em êxtase.

Tive a sorte de trazer a maior organização de networking no mundo, a BNI, para Portugal, em 2003, começando no Porto. Agora, com milhares de membros em cada cidade do país, sabemos como criar eventos de networking. Começam como eventos de negócios, mas, no final, somos amigos e família a construir relações.

A sua mãe sempre disse para nunca falar com estranhos – ULTRAPASSE ISSO. Comece a sua história com o programa W.I.N.E. e construa o evento perfeito que lhe permita atingir o resultado pretendido.

Diversão, partilha e colaboração: não há melhor forma de misturar o networking e o vinho. Estou ansioso por dar o pontapé de saída do primeiro programa de vinho da Nova SBE, com a incrível família vinhateira da Sogrape.

No final… quem fará parte da sua história de vinho?

Já conhece o nosso programa
Wine is a Networking Enabler?
Publicado em 
30/8/2022
 na área de 
Liderança & Pessoas

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