s participantes vão poder ficar a conhecer novos modelos de negócio, aprender como tomar decisões centradas nos dados e nos clientes e, ainda, explorar temas como marketing e vendas, logística e abastecimento na era digital.
Clara Rodrigues, responsável Formação & Desenvolvimento El Corte Inglés Portugal, explicou-nos porque a parceria com a Nova SBE Executive Education é tão importante neste processo de transformação:
Porque decidiram investir nesta formação, tendo em conta o contexto atual?
A pandemia acelerou o processo de transformação digital e consideramos o investimento em formação fundamental na condução desta mudança. Existem evidências que empresas que investem em Tecnologia e descuram o lado Humano nestes processos de transformação, não atingem os resultados pretendidos. Sabemos que adoção de uma nova cultura e mindset de colaboração deve que ser sustentada em várias iniciativas por diferentes áreas da organização que, no seu conjunto, se reforçam. O papel da formação é indiscutível e funciona como a "cola" de todas elas.
Porque escolheram a oferta formativa da Nova SBE?
Foram vários os motivos, desde logo pela qualidade do seu ensino e professores. Por outro lado, colaboramos recentemente num estudo de Maturidade Digital desenvolvido pela NOVA SBE, BCG e Google, e percebemos que o conhecimento mútuo desenvolvido nesse processo, contribuiu para que as propostas da NOVA SBE se ajustassem muito bem à nossa realidade. Por último, valorizamos a experiência diferenciadora de aprendizagem que a Nova Digital Experience Lab e Co Inovation Lab proporcionará às nossas pessoas.
De que modo é que a formação contribui para dar resposta aos desafios deste processo de transformação digital?
A transformação digital é um processo de mudança complexo com impacto em diversas varáveis: estratégia, tecnologia, processos, modelos de trabalho... Em qualquer uma delas as pessoas poderão ser o fator de sucesso ou fracasso. A par de uma mobilização Top/Down, a formação permite desenvolver conhecimentos e competências, favorecer a inquietude de querer saber/fazer mais e diferente. Esta cultura interna é necessária e crítica. A formação é aqui essencial.
Quais as novas práticas de formação e as diferenças no plano de formação pré e pós-covid?
O Covid trouxe para todos múltiplos desafios. Uma empresa de retalho como a nossa não foi excepção. Assistimos a alterações no consumo, constrangimentos vários pelo confinamentos, incremento do teletrabalho... As opções estratégicas da empresa alteraram e as nossas práticas e prioridades de formação tiveram, também elas que se reajustar. A formação à distância passou a assumir um papel preponderante. Reajustamos a prioridades e demos maior relevo a todos os planos de formação relacionados com a Transformação Digital, Segurança, Gestão e Novas tecnologias. Sem nunca descurar a formação Comercial pelo facto da qualidade de atendimento continuar a ser um pilar diferenciador na experiência dos nossos Clientes.
Para o El Corte Inglés, porque é importante investir em formação?
Faz sentido não só manter esse investimento como orientá-lo para aspectos estratégicos. O El Corte Inglés é reconhecido pela qualidade de Produtos, Atendimento e Serviços. Mas essa orientação estende-se a muitas outras área e é um valor que se estende a tudo o que fazemos. Por isso damos muita importância à formação mobilizando milhares de participantes todos os anos.