A Nova SBE juntou-se ao El Corte Inglés para criar uma academia digital, com o objetivo de promover a transformação das plataformas online, através da formação. O principal objetivo é contribuir para a inovação no setor e para as competências dos colaboradores da empresa.
O

s participantes vão poder ficar a conhecer novos modelos de negócio, aprender como tomar decisões centradas nos dados e nos clientes e, ainda, explorar temas como marketing e vendas, logística e abastecimento na era digital.

Clara Rodrigues, responsável Formação & Desenvolvimento El Corte Inglés Portugal, explicou-nos porque a parceria com a Nova SBE Executive Education é tão importante neste processo de transformação:

 

Porque decidiram investir nesta formação, tendo em conta o contexto atual?


A pandemia acelerou o processo de transformação digital e consideramos o investimento em formação fundamental na condução desta mudança. Existem evidências que empresas que investem em Tecnologia e descuram o lado Humano nestes processos de transformação, não atingem os resultados pretendidos. Sabemos que adoção de uma nova cultura e mindset de colaboração deve que ser sustentada em várias iniciativas por diferentes áreas da organização que, no seu conjunto, se reforçam. O papel da formação é indiscutível e funciona como a "cola" de todas elas.



Porque escolheram a oferta formativa da Nova SBE?

Foram vários os motivos, desde logo pela qualidade do seu ensino e professores. Por outro lado, colaboramos recentemente num estudo de Maturidade Digital desenvolvido pela NOVA SBE, BCG e Google, e percebemos que o conhecimento mútuo desenvolvido nesse processo, contribuiu para que as propostas da NOVA SBE se ajustassem muito bem à nossa realidade. Por último, valorizamos a experiência diferenciadora de aprendizagem que a Nova Digital Experience Lab e Co Inovation Lab proporcionará às nossas pessoas.



De que modo é que a formação contribui para dar resposta aos desafios deste processo de transformação digital?

A transformação digital é um processo de mudança complexo com impacto em diversas varáveis: estratégia, tecnologia, processos, modelos de trabalho... Em qualquer uma delas as pessoas poderão ser o fator de sucesso ou fracasso. A par de uma mobilização Top/Down, a formação permite desenvolver conhecimentos e competências, favorecer a inquietude de querer saber/fazer mais e diferente. Esta cultura interna é necessária e crítica. A formação é aqui essencial.




Quais as novas práticas de formação e as diferenças no plano de formação pré e pós-covid?

O Covid trouxe para todos múltiplos desafios. Uma empresa de retalho como a nossa não foi excepção. Assistimos a alterações no consumo, constrangimentos vários pelo confinamentos, incremento do teletrabalho... As opções estratégicas da empresa alteraram e as nossas práticas e prioridades de formação tiveram, também elas que se reajustar. A formação à distância passou a assumir um papel preponderante. Reajustamos a prioridades e demos maior relevo a todos os planos de formação relacionados com a Transformação Digital, Segurança, Gestão e Novas tecnologias. Sem nunca descurar a formação Comercial pelo facto da qualidade de atendimento continuar a ser um pilar diferenciador na experiência dos nossos Clientes.



Para o El Corte Inglés, porque é importante investir em formação?

Faz sentido não só manter esse investimento como orientá-lo para aspectos estratégicos. O El Corte Inglés é reconhecido pela qualidade de Produtos, Atendimento e Serviços. Mas essa orientação estende-se a muitas outras área e é um valor que se estende a tudo o que fazemos. Por isso damos muita importância à formação mobilizando milhares de participantes todos os anos.

Já conhece o nosso programa
Liderar a Transformação Digital?
Publicado em 
29/4/2021
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.