Uma das áreas-chave em que as empresas se devem focar é o impacto das tecnologias digitais nos seus modelos de negócio. As organizações devem compreender como as tecnologias digitais estão a provocar uma rutura nos modelos de negócio tradicionais e como se podem adaptar a esta nova realidade. Isto requer uma mudança de mindset, passando do foco nos produtos e serviços para o foco na criação de experiências para o cliente.
Auxiliadas pela automação e por diferentes tecnologias, as empresas podem desbloquear novos valores a partir de dados agregados pela digitalização, impulsionar a mudança organizacional e criar novos modelos de negócio. O efeito geral da digitalização numa organização é apelidado de transformação digital. E a transformação digital é mais um processo do que um resultado.
A análise de dados é outra área importante na qual as empresas devem focar-se. Com a abundância de data disponível, as organizações devem ser capazes de percebê-la para basearem as suas decisões. Isto requer uma sólida estratégia de dados, incluindo a capacidade de colecionar, analisar e interpretá-los, para ganhar uma percepção do comportamento do consumidor, das suas preferências e necessidades.
A mudança organizacional é outra área crítica para as empresas. A transformação digital requer uma mudança na cultura organizacional, estrutura e nos processos. As organizações precisam de estar aptas a abraçar novas formas de trabalhar, incluindo metodologias ágeis e de colaboração funcional cruzada. Isto exige um afastamento das estruturas hierárquicas e uma aproximação de equipas flexíveis e dinâmicas.
A centralidade no cliente é também uma área de foco importante. As tecnologias digitais tornaram mais fácil para os clientes a pesquisa e compra de produtos e serviços. Como resultado, as empresas precisam de colocar o cliente no centro das suas estratégias, percebendo as suas necessidades e preferências e criando experiências personalizadas que vão ao encontro das suas expectativas.
Finalmente, a inovação é a chave para conduzir a transformação digital. As organizações precisam de ser capazes de experimentar e iterar rapidamente, para desenvolverem novos produtos e serviços que satisfaçam as necessidades constantemente mutáveis dos consumidores. Isto requer uma cultura de inovação que encoraje a toma de riscos e a experimentação.
As empresas precisam de reimaginar as suas estratégias para se manterem competitivas. É imperativo que foquem em áreas como o impacto das tecnologias digitais nos modelos de negócio, análise de dados, mudanças organizacionais, centralidade no cliente e inovação. As organizações que sejam capazes de se adaptarem a estas mudanças estarão bem posicionadas para navegar nas águas tumultuosas da era digital.