A importância e as responsabilidades da função de auditoria interna dos bancos têm vindo a aumentar significativamente e, portanto, é essencial uma maior flexibilidade, mais recursos e qualificações. A garantia de qualidade de auditoria para desafios importantes sujeitos a mudanças aceleradas, respondendo às crescentes solicitações dos conselhos de administração, comités e direcções de gestão dos bancos, bem como respeitando os exigentes requisitos dos supervisores financeiros, está a criar grandes desafios. Estes desafios importantes estão relacionados com a qualidade dos sistemas de controlo internos, com os riscos de perdas inesperadas e com riscos de reputação. O sector bancário está a passar por uma transformação significativa e novas formas de riscos estão a emergir, para além dos eventos geopolíticos, transição da economia real por via de alterações climáticas, e por alterações nas taxas de juros.

Tendo em conta os desafios que surgem no horizonte, a função de auditoria interna dos bancos deve reforçar a sua independência e qualidade efectiva, assim como desenvolver actividades de consultoria interna. Estas actividades devem criar valor e ajudar a melhorar a eficácia das operações, gestão de riscos, controlos e processos de governança dos bancos. Neste contexto, os princípios e práticas de auditoria relativos à independência, poder de investigação, orientação dos trabalhos em função dos riscos e garantia de qualidade de controlos e processos devem contemplar os diferentes tipos de disrupções em curso, nomeadamente a transformação digital, as alterações em modelos de negócio e o desenvolvimento de bases de dados por crescente utilização de tecnologias emergentes.

A digitalização está a provocar transformações significativas e vários modelos de negócio estão a ser reinventados. A digitalização está a causar mudanças no comportamento financeiro dos consumidores, empresas e investidores, além de estar a transformar as formas de comunicação, transacções e até os relatórios financeiros. Paralelamente, os modelos de negócios estão a ser desafiados, reinventados ou criados a partir de novas tecnologias financeiras (FinTech), com novos concorrentes em áreas como depósitos, sistemas de pagamentos, empréstimos, investimentos, negociações de instrumentos financeiros, entre outras linhas de negócios dos bancos. A função de auditoria interna dos bancos necessita de garantir a qualidade de dados e governança no planeamento de auditoria, assegurando que os dados gerados sejam usados ​​e absorvidos pelas mudanças contínuas nos métodos, processos, ferramentas de análise de dados, controlos internos instituídos, indicadores-chave de desempenho, gestão de riscos e resultados financeiros. Questões cruciais devem ser consideradas, entre as quais: como é que o banco está a criar resultados positivos? Quais são as principais componentes desses resultados positivos? Como é que o banco planeia obter resultados positivos no futuro? Como vão evoluir as principais componentes dos resultados positivos? E o que está a impulsionar essa mudança? Num banco, a viabilidade futura do seu actual modelo de negócio, a sustentabilidade da estratégia e as principais vulnerabilidades são factores muito importantes que devem ser continuamente discutidos, desafiados de forma eficaz e compreendidos em detalhe.

Uma abordagem eficaz baseada no risco é fundamental. As disrupções e tecnologias emergentes estão a fazer emergir novas formas de risco em áreas como a conduta, compliance, governança, marca, produtos (incluindo activos digitais), e a sofisticações de fraudes, branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo, riscos de reputação, e de cibercrime, entre outras áreas. Nesse sentido, dentro da função de auditoria interna do banco, a implementação de uma abordagem eficaz baseada e focada em riscos existentes e emergentes é fundamental para alocar atempadamente recursos de auditoria interna às áreas de maior risco, permitindo a eficiente e tempestiva identificação, avaliação e priorização de acções no planeamento de auditorias internas. A focagem de acções nas áreas de maior risco em relatórios de auditoria facilita não apenas a função de controlo de regras e procedimentos, mas também o desenvolvimento de insights (por exemplo, avaliações independentes de projectos e programas, políticas de gestão, operações e resultados), e também a função de previsão, identificando atempadamente as tendências e os desafios futuros.

Existem vários riscos emergentes que podem impactar os planos existentes ou futuros de auditoria interna e que necessitam de ser prontamente realçados. Uma perspectiva independente e objectiva sobre como o banco opera e gere os diferentes riscos, desafiando as práticas actuais e catalisando a discussão interna por melhorias constantes, é o que se espera de uma função de auditoria interna bancária moderna e eficaz. Nessas funções, devem ser fornecidas garantias de qualidade, opiniões e informações valiosas, ajudando a gestão do banco a enfrentar desafios de curto, médio e longo prazo, em vez de uma auditoria apenas relatando problemas já existentes e acções correctivas em andamento. Uma avaliação de risco adequada precisa de ter em consideração a materialidade, a crescente complexidade dos processos de controlo interno, volatilidade das exposições a perdas financeiras, tipo de operações e negócios e a evolução do ambiente regulatório.

Os relatórios de auditoria interna bancária precisam de ser eficientes ferramentas de comunicação e de impulsionar medidas correctivas imediatas sempre que necessário. Os relatórios devem ser informativos, precisos, confiáveis ​​e analíticos, resumindo e dando uma perspectiva completa e interligando diferentes aspectos relacionados entre si e evitando dispersões e excesso de informação escrita. Para além disso e progressivamente, a auditoria interna deve-se focar em reportar outros aspectos para além de apenas assuntos de índole financeira. Nesses aspectos adicionais é também necessária uma comunicação credível e eficaz das recomendações e opiniões resultantes da auditoria interna.

Competência profissional, e uma combinação de novos conhecimentos técnicos e experiência são essenciais para a eficiência das auditorias internas dos bancos. A capacidade de explorar a informação, examinar e avaliar, bem como de comunicar, deve estar conectada com as melhores práticas, métodos e ferramentas de auditoria apropriadas. Qualificações adequadas e competências diversificadas devem saber incorporar a capacidade de avaliar os resultados de auditoria, produzir recomendações e opiniões confiáveis ​​e devem persuadir os níveis mais elevados de gestão dos bancos. Assim, uma formação contínua adequada é um princípio fundamental de modo a acompanhar a crescente complexidade técnica das actividades dos bancos, a ampla variedade de tarefas, devido ao desenvolvimento de novos produtos e processos, bem como as crescentes solicitações da função de auditoria num contexto emergente de novas formas de riscos no sector financeiro.

 

Referências:

BCBS, 2012. The internal audit function in banks, June. https://www.bis.org/publ/bcbs223.pdf

IIA, 2017. International standards for the professional practice of internal auditing. The Institute of Internal Auditors. https://www.theiia.org/en/content/guidance/mandatory/standards/international-standards-for-the-professional-practice-of-internal-auditing/

EBA, 2018. Guidelines on the revised common procedures and methodologies for the supervisory review and evaluation process (SREP) and supervisory stress testing (EBA/GL/2018/03), July. https://www.eba.europa.eu/sites/default/documents/files/documents/10180/2282666/6c2e3962-6b95-4753-a7dc-68070a5ba662/Revised%20Guidelines%20on%20SREP%20%28EBA-GL-2018-03%29.pdf?retry=1

Braga de Macedo, Jorge, Cassola, Nuno, Da Rocha Lopes, Samuel, 2020. Por onde vai a banca em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Agosto. ISBN: 9789899004719. https://www.ffms.pt/pt-pt/livraria/por-onde-vai-banca-em-portugal

Já conhece o nosso programa
Controlo de Gestão?
Publicado em 
7/8/2023
 na área de 
Finanças & Economia

Mais artigos de

Finanças & Economia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.