Enquanto os líderes mundiais se preparavam para a conferência climática COP26, uma investigação da CEMS Global Alliance in Management Education (o consórcio internacional de 34 escolas de negócios líderes, 70 empresas e 8 parceiros sociais dos quais a Nova SBE é membro), realizada em setembro de 2021, revelou que profissionais todo o mundo consideram a crise ambiental, incluindo as mudanças climáticas, com o maior desafio que os líderes empresariais enfrentam no século XXI.

O inquérito a 4.206 profissionais, de 75 países, revelou que, em 3 anos, os desafios ambientais ultrapassaram o rápido avanço tecnológico como a maior ameaça global aos negócios.

Em 2018, 23% dos profissionais classificaram as preocupações ambientais como um dos principais desafios enfrentados pelos líderes empresariais no século XXI, atrás da tecnologia (28%).

No entanto, a pesquisa realizada em setembro de 2021 mostrou que 43% dos profissionais acreditam agora que o ambiente estará entre os maiores desafios, com a tecnologia atrás, em segundo lugar (27%). Ambos são ainda considerados desafios maiores para os negócios globais do que mudanças nos centros de poder económico e político mundiais (14%), instabilidade política (6%) e, até, pandemias (3%).

Uma mudança impressionante

O professor Lars Strannegard, vice-presidente da CEMS Global Alliance e Presidente da Escola de Economia de Estocolmo, disse: “As nossas estatísticas revelam uma mudança impressionante no número de profissionais em todo o mundo que veem a emergente crise ambiental, assim como o desastre climático iminente, como o maior desafio que os líderes empresariais internacionais terão de enfrentar no século XXI”.

“Há três anos, o ritmo acelerado no avanço tecnológico era a principal preocupação dos entrevistados, no entanto, as novas descobertas indicam que as pessoas já não estão tão assustadas com o progresso tecnológico quanto antes. Isso pode refletir o facto de a pandemia ter acelerado e integrado a digitalização em apenas alguns meses. Os profissionais adotaram totalmente formas digitais de trabalhar porque não havia outra hipótese.

Trabalhar juntos pela sobrevivência do planeta

A CEMS realizou uma investigação junto de 4.206 dos seus alumni, de 75 países do mundo*, a maioria dos quais detém cargos profissionais, encontrando-se alguns em funções de gerência sénior.

Lars Strannegard acrescentou: “Não há dúvida de que este é um período único na história mundial, que requer líderes excecionais, que possam coletivamente apresentar soluções inovadoras para enfrentar a emergência climática iminente. O nosso estudo acrescenta peso à necessidade imediata de ação coletiva, de empresas e governos, sobre o meio-ambiente, antes que seja tarde demais”.

Todas as partes devem trabalhar juntas para a sobrevivência do planeta. Através da CEMS, dedicamo-nos a preparar futuros líderes, que são equipados não apenas com a paixão e o conhecimento necessários para enfrentarem os desafios ambientais, mas também com as habilidades necessárias para transformar as organizações de dentro para fora”, disse.

“Em todo o mundo, vemos nossos graduados – muitos dos quais participaram nesta pesquisa – a levar o seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade da sala de aula para o mundo dos negócios, como líderes e empreendedores transformadores.”

Enfrentar as mudanças climáticas através da educação empresarial

O corpo docente do CEMS Business and the Environment, aberto a todas as escolas do CEMS, foi fundado em meados dos anos 90, com o objetivo de investigar e ensinar sobre implicações na gestão da relação entre os negócios e o meio-ambiente.

Os membros estão sedimentados numa ampla variedade de campos disciplinares (incluindo administração e economia, química, biologia, matemática), o que lhes permitiu desenvolver e implementar novas formas de introduzir as questões ambientais na educação empresarial convencional.

Deste grupo de professores, surgiram iniciativas inovadoras, como a simulação do Modelo UNFCCC, o culminar de um programa de um semestre sobre política climática que ocorre nas escolas CEMS em toda a Europa. No seu 13º ano, o MIM de 30 nacionalidades reuniu-se online, em maio, para a simulação de 2021.

Durante o evento, os alunos receberam papéis para desempenhar, que refletem as funções dos participantes das negociações reais, e trabalharam para obter um consenso em torno de estratégias ambiciosas para implementar o objetivo global de manter as mudanças climáticas abaixo de 2 graus.

*Pesquisa realizada em setembro de 2021

Já conhece a nossa Pós-graduação em
Desenvolvimento Sustentável?
Publicado em 
12/1/2022
 na área de 
Negócios Sustentáveis

Mais artigos de

Negócios Sustentáveis

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.