A Gartner é uma empresa de consultoria e investigação, com sede nos Estados Unidos, reconhecida mundialmente pelos seus "Quadrantes Mágicos" - um conjunto de relatórios e avaliações amplamente utilizados por empresas para tomar decisões estratégicas, escolher parceiros de negócio e avaliar as melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado.
O evento contava ainda com uma feira de exposições com cerca de 100 empresas, onde se encontravam naturalmente as maiores e amplamente conhecidas - Amazon, IBM, Microsoft,... - mas também players mais recentes e mais focados em desafios que apenas ganharam escala nos últimos anos, como a Prodago, a Informatica, a Attacama ou a Apgar, focadas na governança, na qualidade ou na gestão e catalogação de dados.
Estes dias permitiram-nos mergulhar no futuro e agitar ainda mais o presente, através das várias previsões partilhadas pelos peritos da Gartner, em diferentes áreas:
- Até 2024, o uso de dados sintéticos e transfer learning reduzirão para metade o volume de dados reais necessários para a utilização de Machine Learning
- Até 2025, 30% das mensagens de outbound marketing de grandes empresas serão geradas sinteticamente
- Até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas internamente irão incorporar modelos baseados em IA ou Machine Learning (ML)
- Até 2025, os dados sintéticos irão reduzir a recolha de dados pessoais de clientes, evitando 70% de sanções por violação de privacidade
- Até 2025, a IA generativa (ex.: ChatGPT) será responsável por 10% de todos os dados produzidos, sendo hoje menos que 1%
- Até 2026, 5% dos trabalhadores utilizarão IA, de forma rotineira e contra a vontade do empregador, para concluírem as suas tarefas
- Até 2026, 20% das principais equipas de ciência de dados terá alterado o seu nome para Ciência Cognitiva ou Consultoria Científica, aumentando a diversidade nas competências das suas pessoas em 800%
- Até 2026, mais de 25% dos CDAOs da Fortune 500 será responsável por pelo menos um produto baseado em DA que se tenha tornado um sucesso
- Até 2027, 30% dos fabricantes estarão a usar IA generativa para aumentar a eficiência no desenvolvimento dos seus produtos
- Até 2027, 80% dos profissionais de marketing irão estabelecer uma função dedicada à avaliação da autenticidade dos conteúdos, de forma a combater a desinformação e materiais falsos
A única certeza de momento é a de que vivemos um inegável ponto de viragem tecnológico. Apesar de ser um desafio hercúleo o de liderar com tanta incerteza e disrupção, é fundamental aceitar depressa esta realidade e acompanhá-la de perto, de forma a suavizar os desafios e a lograr com as oportunidades.
Este artigo trata-se de uma republicação de um artigo de opinião publicado no Dinheiro Vivo - Leia o original aqui.