Este artigo faz parte do ciclo anual de reflexão sobre tecnologia, negócios e sustentabilidade do Nova SBE Digital Experience Lab, no mês dedicado à impressão 3D, que se focará  no impacto da impressão 3D nos negócios, na sociedade e no futuro. Junte-se a nós no dia 20 de abril, para debater a forma como a impressão 3D permite a prototipagem rápida.

A impressão 3D está a mudar a forma como abordamos o desenvolvimento de equipamentos de hardware ao providenciar uma forma barata e acessível de criar protótipos. Como engenheiro com experiência prática, tenho visto o impacto inovador que a tecnologia de impressão 3D tem trazido. Tem proporcionado às empresas produzir produtos de baixo volume sem ter de investir em processos de produção caros e que exigem mão de obra intensiva. Isto reduz o tempo de chegada ao mercado e melhora a eficiência dos projetos como um todo.

Antes das tecnologias de prototipagem rápida (como a impressão 3D), a criação de protótipos de equipamentos de hardware era um processo difícil e dispendioso, que muitas vezes requeria trabalho manual. A introdução da impressão 3D tornou a prototipagem mais acessível, com barreiras à entrada reduzidas e custos mais baixos. Como resultado, o desenvolvimento de produtos tornou-se mais eficiente e acessível para uma maior variedade de pessoas e empresas. A eficácia da impressão 3D tem evoluído para atingir maior velocidade e precisão, enquanto os custos têm caído com o avanço da tecnologia.

Enquanto frequentava o mestrado na Nova SBE, usámos a impressão 3D para desenvolver o nosso projeto Puraqua, no qual criámos uma solução para filtrar água eficiente a nível de custos para o mercado português. Com a utilização da impressão 3D, fomos capazes de traduzir as nossas ideias e conceitos para um produto real. Isto permitiu-nos fazer investigação experimental, recolher opiniões de utilizadores e aprender lições para o desenvolvimento futuro, enquanto usávamos uma versão real do nosso produto. A capacidade de produzir o nosso hardware  de uma forma rápida e barata permitiu-nos melhorar iterativamente o nosso produto: pudemos construir um protótipo, testá-lo à frente dos nossos consumidores, e aplicar o que aprendemos ao próximo conjunto de protótipos, até termos chegarmos a uma solução que fosse segura e satisfizesse as necessidades dos consumidores. Trabalhar diretamente com o Nova SBE Digital Experience Lab proporcionou-nos a oportunidade de imprimir os componentes de que necessitávamos, o que nos concedeu um progresso significativo e melhorou a nossa solução à medida que era desenvolvida.

Quando fizemos o pitch da nossa solução, pudemos apresentar um produto físico que funcionava, que tinha sido testado e comprovado, sem a necessidade de investimento. Isto tornou-o muito mais interessante para os investidores e assegurou que o investimento para o desenvolvimento inicial não era necessário, o que eliminou os riscos iniciais do desenvolvimento do produto.

Uma das grandes vantagens da tecnologia 3D é a facilidade de aprender e as baixas barreiras à entrada. Não é necessário ser engenheiro ou ter background em design para experimentar esta tecnologia.  Há muitos recursos e técnicas “user-friendly” para desenvolver ideias inovadores, torná-las acessíveis a todos, não apenas àqueles que têm experiência técnica.

Numa altura em que a tecnologia continua a melhorar e os custos a descerem, estamos a ver cada vez mais empresas a adotarem a impressão 3D para impulsionar a inovação e melhorarem os seus produtos. Os modelos que existiam são mais fáceis de construir, mas a impressão 3D é um facilitador no desenvolvimento de equipamento de hardware, que no passado era um processo dispendioso e desafiante.

Já conhece o
Nova SBE Digital Experience Lab?
Publicado em 
17/4/2023
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.