Alexandra Barosa-Pereira, autora e investigadora na área do coaching, explica como o "Coaching" é uma prática de desenvolvimento pessoal e profissional que visa a transformação, o bem-estar e a felicidade nas diferentes áreas de vida.
Cada vez mais empresas decidem utilizá-lo como parte da sua estratégia de retenção, no desenvolvimento da liderança, na criação de equipas de coaches internos, ou na implementação do coaching como parte da sua cultura organizacional. Mas nem todas as organizações estão no mesmo estádio de utilização ou implementação de coaching.
A capacidade de adaptação contínua, aliás, é uma das competências mais desejadas em líderes e equipas. Contudo, apesar de as organizações criarem, há muito, planos de contingência para fazer face a necessidades de adaptação repentinas, poucas estavam preparadas para a mudança radical provocada pelos sucessivos confinamentos exigidos pela pandemia.
Com o desenvolvimento tecnológico e dos transportes, o mundo global aproximou-se, e o ritmo dos indivíduos, das equipas e das organizações, que pretendem vantagem competitiva, aumentou. A eficácia é, agora, medida pela capacidade de adaptação que deve ser uma constante, e a pérola preciosa das empresas é o conhecimento (ou seja, as pessoas) que permite o lugar de vanguarda quando estimulado e enquadrado.
E de repente, as pessoas, as equipas e as organizações tiveram de se adaptar! Todos sabemos quanto custa a adaptação. Em momentos diferentes da nossa vida a adaptação esteve presente. As organizações criam, há muito, planos de contingência para fazer face a necessidades de adaptação repentinas. Muitos de nós temos planos A e planos B, para uma adaptação a situações de gestão de carreira, a gestão de vida familiar, até mesmo a planos para jantar.