Num mundo em constante mudança, acompanhada pela velocidade dos desenvolvimentos das tecnologias exponenciais, a permanente atualização de conhecimentos é importante para continuar bem posicionado a nível profissional. A aprendizagem ao longo da vida estende-se além da educação formal e deve continuar ao longo da vida, para que possa impactar positivamente os indivíduos e a sociedade.

A rapidez das mudanças no mundo moderno não tem precedentes e a necessidade de novas competências técnicas para compreender as tendências emergentes, estar a par dos últimos avanços industriais ou dominar as mais recentes tecnologias é crescente. A aprendizagem ao longo da vida concede adaptabilidade e resiliência e potencia o avanço do crescimento profissional.

A aquisição de novas competências ou o reskilling de outras já existentes, que necessitam também de atualização para fazer face às exigências do mercado, pode ainda abrir novas oportunidades de carreira. Os empregadores estão cada vez mais atentos e dão crescente valor aos funcionários que buscam esta melhoria contínua das suas competências e também a esta visão proativa.

A aprendizagem ao longo da vida é também uma vantagem competitiva porque impulsiona um mindset de crescimento. Segundo a psicóloga Carol S. Dweck, este conceito prende-se com a elasticidade na realização do potencial de um indivíduo – as pessoas com um mindset de crescimento acreditam que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas por meio de esforço, aprendizagem e persistência, estando mais disponíveis para abraçar desafios, persistir perante dificuldades, aprender com críticas e alcançar um maior desenvolvimento pessoal e sucesso ao longo do tempo.

Mas este lifelong learning pode ainda enriquecer a vida pessoal, além da profissional. Explorar novas áreas, hobbies, aprender novas línguas e filosofias, tocar um instrumento ou descobrir novas receitas são tudo formas de aprendizagem que acrescentam competências, aumentam o nível de felicidade e a plasticidade do cérebro.

Pronto para iniciar a sua jornada de aprendizagem ao longo da vida?

Conheça o nosso
calendário de formação 2024
Publicado em 
19/1/2024
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.