A incerteza do mercado de trabalho leva muitos profissionais a considerarem completar um mestrado para se manterem à frente da competição. Se está a considerar retornar ao Ensino Superior, provavelmente já se deparou com diversos possíveis caminhos: desde os MBA até aos mestrados e mestrados executivos. Perceber a diferença entre todas as opções é vital para assegurar o caminho mais indicado para si e para alcançar as suas aspirações.

Os mestrados executivos confundem-se muitas vezes com MBA, mas é fulcral perceber a diferença entre estes e os mestrados regulares.

Compreender os mestrados regulares:

Estes são os mestrados mais “tradicionais”, que concedem diploma e que tipicamente são associados a recém-graduados que estão à procura de especialização numa determinada área. Por norma, destacam-se pelo rigor académico e pela investigação, estando mais concentrados na aquisição de conhecimento teórico, a par de alguma componente prática. Estes programas têm, usualmente, a duração de dois anos, com uma carga horária full-time, culminando na entrega e apresentação de uma tese.

 

Conhecendo os mestrados executivos:

Os mestrados executivos  destinam-se a profissionais que estão à procura de aperfeiçoar as suas competências e acelerar o crescimento nas suas carreiras, enquanto trabalham. Por esta razão, estes programas costumam ter maior flexibilidade, mais casos práticos no currículo, aulas em formato online e um horário, geralmente, em part-time. Os mestrados executivos supõem que os alunos têm já experiência no mercado de trabalho, e, muitas vezes, exigem até algum nível de senioridade. Geralmente, um mestrado executivo tem a duração de um ano.

 

Diferenças-chave entre mestrados e mestrados executivos:

·       Foco académico e experiência profissional: os mestrados regulares costumam ter uma componente mais teórica e focam-se mais na aquisição de conhecimento, enquanto que os mestrados executivos procuram relacionar as matérias com os desafios encontrados pelos profissionais durante a prática das suas funções.

·       Composição das turmas: as turmas de mestrado costumam ter mais elementos recém-graduados com experiência profissional limitada, enquanto os mestrados executivos supõem alguma experiência prática, com profissionais de diversas indústrias, permitindo a troca de experiências e o networking.

·       Avanço na carreira ou aceleração na carreira: enquanto os mestrados regulares podem permitir avanços na carreira através da especialização, os mestrados executivos abrem portas para acelerar as carreiras dos profissionais, ao equipá-los com competências mais práticas, e abrir-lhes portas para novos desafios profissionais, através do networking.

Optar por um mestrado ou um mestrado executivo é uma decisão que depende dos objetivos profissionais e de carreira, da experiência laboral e das preferências pessoais. A educação é uma jornada contínua e a procura de conhecimento é essencial para nos mantermos relevantes e competitivos num mercado em constante mutação.

Conheça os nossos
Mestrados Executivos
Publicado em 
1/3/2024
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.