A melhor forma de aprendermos uma competência nova é através da experiência. Desde 1946, através de estudos realizados por Edgar Dale, que sabemos que uma pessoa aprende 90% daquilo que experimenta. A aprendizagem em sala é importante, como o são as simulações, mas sabemos que, se queremos realmente aprender profundamente algumas competências, temos de nos expor a experiências. Sabemos que, quanto mais desafiantes e significativas forem as experiências, mais rica será a aprendizagem.

Existem inúmeras maneiras de ter experiências de liderança, quer em contextos pessoais, quando lideramos a nossa família, quer em contexto profissional, quando temos uma equipa. Podemos experimentar e testar novas formas de exercemos a nossa liderança tendo como ponto de partida aprendizagens em sala de aula e ir aprendendo com os resultados obtidos. Também a resiliência e a gestão emocional estão constantemente a ser postas à prova e vemo-nos, muitas vezes, em situações em que temos de ser resilientes perante a adversidade ou em que temos de ter um autoconhecimento que nos permita reagir às situações com inteligência emocional.

Vários têm sido os estudos que se debruçam sobre como experiências fisicamente exigentes contribuem para analisarmos como funcionam as organizações e as pessoas que delas fazem parte. Alguns destes exemplos, são as escaladas do Monte Evereste ou remo no Rio Amazonas. Num artigo de Maslow de 1962, ele já oferece uma reflexão inspiradora sobre como as experiências extremas têm um amplo significado, destacando a sua importância para o crescimento pessoal e o desenvolvimento do potencial humano.

Neste contexto desenvolvemos o programa Peak Performance Leadership – The Kilimanjaro Challenge, com objetivo de oferecer uma formação mais completa e imersiva, através da qual acreditamos que os participantes irão desenvolver competências de liderança pelo sentido e gestão emocional, quer através de conteúdos significativos, quer através da experiência imersiva. O programa em sala pretende, por um lado, preparar a escalada ao Monte kilimanjaro para garantir que a experiência seja enriquecedora, por outro, garantir a transferência da experiência para a sua realidade pessoal e profissional. A escalada é o momento em que irá desligar da sua rotina, ampliar a capacidade de estar aberto a novas perspetivas e confrontar-se com as suas limitações e superações. A (sua) resiliência vai inspirar outros membros da equipa a enfrentarem desafios com determinação e otimismo. Combinar as características de liderança pelo sentido com a resiliência resulta em equipas comprometidas, capazes de enfrentar os desafios com determinação e inovação, e em colaboradores realizados pelo sentido que o seu trabalho lhes dá.

Já conhece o programa
Peak Performance Leadership - The Kilimanjaro Challenge?
Publicado em 
9/4/2024
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.