Com a chegada do final do ano, chegam também os momentos em que as empresas (sejam elas pequenas, médias ou grandes) desenham os seus planos estratégicos para o ano seguinte. Como consequência deste planeamento estratégico, são desenhados os possíveis projetos que essa empresa tem em mente, para que possa atingir as metas propostas. No entanto, o que vemos de forma recorrente, é que as empresas não fazem necessariamente o link correto entre Estratégia-Indicador-Projeto, e, como consequência, ao dividirem as suas iniciativas prioritárias para as respetivas equipas no ano seguinte, estas acabam desconectadas daquela que é aorientação que a empresa deseja seguir para o seu próximo ciclo. Uma forma de abordarmos (e melhorarmos) esta sequência toda é a utilização conjunta de OKR e técnicas como a SMART, para que, então, sejam selecionados os projetos.

Para começarmos a falar de como é que os OKR podem ajudar nesta frente, é importante darmos uma explicação rápida sobre o que eles são. Este acrónimo refere-se a Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), método desenvolvido por Andrew Grove e depois usado por John Doerr, no qual toda a Visão Estratégica da empresa é determinada por uma simples combinação do Objetivo (ponto onde queremos chegar) e os seus respetivos Resultados-chave (como medirei os que alcancei, efetivamente). Exemplo: Imaginem uma empresa onde, no planeamento estratégico, ficou definido que, no ano seguinte, o principal objetivo é consolidar a posição como grande vendedora no espaço e-commerce.

Objetivo:

Consolidar posição no mercado online.

Os seus Key Results (KR) seriam a forma pela qual iríamos medir o objetivo. Geralmente, definimos de dois a cinco KR para cada objetivo.

KR:

– Crescimento de 30% das vendas em e-commerce.

– Ter pelo menos 50% das vendas realizadas através de canais digitais

Como este texto não é um texto específico sobre OKR, não entrarei em detalhe sobre todos os benefícios que este modelo pode trazer, irei focar-me naquela que é a real ligação entre a visão estratégica que este método traz e a consequente criação de temas de projeto.

Ao trabalhar como Consultor Master Black Belt, tenho a oportunidade de poder vivenciar muitos projetos de Excelência Operacional de perto. Resumindo, podemos dizer que estes projetos podem servir para:

– Encontrar desperdícios e ganhos rápidos (KAIZEN)

– Melhorar de forma substancial um processo existente (DMAIC)

– Desenhar um processo, produto ou serviço novo de forma Inovadora (Design Thinking For Lean Six Sigma)

Geralmente, os projetos de Excelência Operacional, ao terem os seus temas e indicadores definidos, partem para a sua execução. O que é curioso, por vezes, é que, independentemente do sucesso do projeto, muitas vezes a Direção entende que aquele projeto não deve ser priorizado nas discussões da Diretoria Executiva, pois não possui  um tema relevante. O que me faz pensar: como é que montamos uma equipa para trabalhar com grande dedicação num tema, usando um método estruturado, no qual um resultado é entregue, e isso não é prioridade? Podendo estar ligado, justamente, à desconexão deste tema, desde o início, com o Planeamento Estratégico da empresa.

Vamos utilizar o mesmo exemplo de que estávamos a falar sobre a empresa, quando foi definido o OKR. Ao ser feita esta análise, fica claro que o principal indicador que deve ser sensibilizado na visão da Alta Direção é a quantidade de vendas realizadas por meios digitais. Caso os projetos de Excelência Operacional (EO) acabem por recair sobre um tema diferente, é natural que este tema fique para segundo plano. Por isso, a proposta aqui é: como elencar um tema de EO ligado a este desafio citado?

Poderíamos pensar no tema “Aumento das vendas online”. Este estaria diretamente ligado ao OKR citado. Mas como é que sabemos se este é um bom tema? Uma ferramenta já muito utilizada no meio da Excelência Operacional, é a SMART, acrónimo para: Strategic, Measurable, Applicable, Relevant, Timely (Estratégico, Mensurável, Aplicável, Relevante, Temporal).

Quando submetemos o tema à ferramenta SMART, percebemos que pode ser refinado, para que não seja um projeto a que chamamos de “Ferver o Oceano”:

Strategic: Este projeto é estratégico, pois está ligado ao principal objetivo da empresa.

Measurable: Ao analisar a base de dados, temos dados suficientes e capacidade de medição para conseguirmos medir o resultado do projeto efetivamente?

Applicable: É necessário verificar se temos recursos disponíveis para este projeto. Quais são as pessoas necessárias para tocar neste tema? Elas estão disponíveis? Áreas de Marketing, Vendas, Logística...?

Relevant: Qual o retorno financeiro que este projeto daria? Estamos a olhar para um propósito considerável?

Timely: As ações propostas por esse projeto perdurarão por mais tempo? Os resultados serão tangíveis dentro do próximo ano?

Com a análise SMART feita, podemos efetivamente avaliar qual a metodologia que usaremos para desenvolver o projeto, mas vejam que o foco não está nesse ponto. A questão principal é: com este tema, com certeza as diretrizes da empresa em relação à priorização e ajuda à equipa do projeto seriam diferentes caso o tema fosse, por exemplo, o aumento da venda em lojas físicas.

O OKR e o SMART não são antagónicos. Inclusive, como demonstrei, não são nem similares, pois tratam de fases diferentes que vão desde a visão estratégica até a visão tática. O que precisamos de compreender é que a existência de um método ou ferramenta não implica a obsolescência de outro. Desde que esteja disposto e entenda como utilizá-los em conjunto.

Este artigo trata-se de uma republicação, no âmbito de uma parceria com a Setec Consulting Group - Leia o original aqui.

Já conhece o nosso programa
Objectives Key Results: framework para uma gestão ágil?
Publicado em 
19/3/2024
 na área de 
Marketing & Vendas

Mais artigos de

Marketing & Vendas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.