Os compromissos climáticos estão a alterar as cadeias de distribuição de matérias-primas a nível global, devido à transição para uma economia com emissões líquidas nulas. Um novo estudo da McKinsey, intitulado “The net zero materials transition: implications for supply chains”, examina as mudanças na cadeia de distribuição, abrangendo a procura de matérias-primas, a previsão de escassez e as medidas necessárias para assegurar uma transição bem-sucedida.

De acordo com a McKinsey, as matérias-primas, incluindo minerais e metais, desempenham um papel crucial na transição em direção a emissões líquidas nulas. O mundo está a entrar numa fase de descarbonização em direção a uma economia com emissões líquidas nulas, o que exigirá avanços tecnológicos fundamentais em todos os setores a uma velocidade sem precedentes. Muitas dessas tecnologias exigem quantidades significativamente maiores de materiais físicos para alcançar o mesmo desempenho em comparação com métodos convencionais durante a fase de construção. Por exemplo, veículos elétricos com baterias (BEVs) são geralmente 15% a 20% mais pesados do que veículos com motores de combustão interna (ICEs), o que resulta num aumento da procura de materiais nas próximas décadas.

Mesmo com a trajetória atual de descarbonização a apontar para um aumento de temperatura de 2,4°C, a McKinsey adverte que muitos minerais e metais usados em tecnologias-chave de baixo carbono enfrentarão escassez até 2030. A título de exemplo, o níquel poderá enfrentar uma escassez moderada na ordem dos 10-20%, enquanto materiais como o disprósio, utilizado em motores elétricos, poderão enfrentar uma escassez de até 70% em relação à procura.

O estudo enfatiza que é provável que ocorra uma concentração significativa da oferta de minerais e metais em poucos países, incluindo a China (metais de terras raras), a República Democrática do Congo (cobalto) e a Indonésia (níquel). Juntamente com uma crescente regulamentação regional, como a Lei de Redução de Emissões dos EUA e o Plano Industrial do Pacto Ecológico da UE, essa centralização de abastecimento pode afetar o acesso regional a matérias-primas em certas áreas, mesmo quando o mercado global estiver equilibrado.

Medidas para uma transição célere

Segundo a McKinsey, uma série de ações relacionadas com oferta, procura, inovação e políticas são essenciais para equilibrar a equação e garantir uma transição eficiente. No que diz respeito à oferta, o estudo sublinha a importância de expandir de forma oportuna os projetos já anunciados, o que requererá um aumento na exploração de mineração acima das taxas de crescimento históricas para muitos materiais. Paralelamente, a exploração mineral deve ser duplicada para garantir uma oferta expandida além de 2030.

De acordo com o estudo, os investimentos em exploração mineral, refinação e fundição deverão aumentar entre 3 e 4 triliões de dólares até 2030 (300 a 400 mil milhões de dólares por ano). A McKinsey prevê que a força de trabalho no setor de mineração deva crescer entre 300 mil a 600 mil profissionais qualificados, e para sustentar esses ativos, será necessário adicionar uma capacidade energética adicional de 200 a 500 GW até 2030, equivalente a 5% a 10% da capacidade prevista de energia solar e eólica para o mesmo período.

No lado da procura, o relatório destaca que as indústrias a montante precisarão de ajustar os seus padrões de procura para tecnologias comprovadas que exijam menos materiais ou que necessitem de materiais diferentes com oferta menos restrita. A inovação desempenha um papel fundamental, exigindo um aumento dos investimentos em materiais e tecnologias relacionadas com energias renováveis, armazenamento de energia, hidrogénio e soluções circulares ou materiais de próxima geração. As partes interessadas também devem considerar a investigação de opções de substituição de materiais que sejam limitados a longo prazo ou localizados numa determinada região.

A McKinsey acredita que a implementação de novas políticas pode facilitar a expansão da oferta, incluindo simplificação de procedimentos de autorização para o desenvolvimento de novos ativos. Tais políticas podem também permitir uma mudança na procura por tecnologias alternativas, garantindo condições equitativas entre diferentes opções tecnológicas para preservar a segurança regional de abastecimento e a competitividade da indústria.

O estudo enfatiza que todas as partes interessadas têm a oportunidade de aumentar as suas chances de sucesso ao desenvolver estratégias que proporcionem maior flexibilidade e resiliência em várias respostas globais à escassez de matérias-primas. Maria João Ribeirinho, sócia da McKinsey & Company, afirma: “Como primeiro passo para mitigar os riscos e aproveitar as vastas oportunidades apresentadas pela transição de materiais, é fundamental que governos e empresas mantenham ou fortaleçam a sua compreensão das dinâmicas globais das cadeias de distribuição de matérias-primas e dos potenciais cenários a longo prazo. Para governos, isso pode ajudar a garantir a segurança de abastecimento e a competitividade a longo prazo das indústrias locais. Para as empresas, pode servir como base para ações decisivas que as posicionem como líderes da indústria nos próximos anos”.

À medida que o mundo acelera a implementação de tecnologias climáticas para apoiar a transição, a McKinsey destaca o risco de que o abastecimento de materiais não aumente na velocidade necessária. O estudo conclui que a energia e os materiais estão intimamente interligados, e que o mundo terá que passar por uma transição de materiais para cumprir as suas ambições de emissões líquidas zero.

Este texto trata-se de uma republicação de um artigo primeiramente publicado na Supply Chain Magazine - leia o original aqui.

Já conhece a nossa
Pós-graduação em Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
22/11/2023
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.