A AutoStore publicou um novo relatório de benchmarking com o feedback de mais de 300 líderes empresariais de gestão de armazéns. Os inquiridos indicaram que os três principais desafios que as organizações enfrentam atualmente são: o aumento dos custos energéticos (32%), o aumento dos salários (27%) e os constrangimentos da cadeia de abastecimento e dos transportes (26%). Portanto, redução de custos e o investimento em tecnologia de automatização estão entre as prioridades.
“Existe uma necessidade de operar de forma mais eficiente, o que talvez seja a razão pela qual quase nove em cada dez organizações têm, ou estão a planear instalar, tecnologia de automação nos seus armazéns”, afirmou Ellen Brune, Diretora de Contas Estratégicas Globais da AutoStore. “A proposta de responder a um ambiente macroeconómico desafiante através da adoção de tecnologia é certamente uma boa notícia para os clientes que precisam de ter os seus produtos em stock mais cedo do que mais tarde.”

Para o relatório, a AutoStore inquiriu executivos na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Os inquiridos europeus (44%) citaram os custos da energia como o principal desafio, em comparação com a América do Norte e a Ásia-Pacífico (24%). Em contrapartida, o aumento dos salários é mais preocupante na APAC (34%) e na América do Norte (27%) do que na Europa (22%).

De acordo com os executivos da indústria, as áreas de foco mais importantes para 2023 são a melhoria da satisfação do cliente (34%), a automação (31%), as soluções sustentáveis (31%), o aumento da eficiência do trabalho (31%) e a entrega mais rápida de mercadorias aos clientes (30%).

A grande maioria dos inquiridos (88%) afirmou que irá implementar um sistema automatizado de armazenamento e rastreio até 2024. 32% já têm alguma forma de tecnologia de automatização implementada e 56% planeiam implementá-la nos próximos 12 meses. A tecnologia de automação evoluiu ao ponto de deixar de ser um “desejo” para passar a ser um “imperativo” absoluto para um armazém”, afirma Marcus Mogéus, diretor de marketing da AutoStore. “Este relatório mostra que a previsão para as empresas investirem em tecnologia e automação aumentou drasticamente em comparação com relatórios anteriores".

O relatório mostra que cerca de um em cada três líderes empresariais do sector citam a sustentabilidade como uma prioridade fundamental para 2023. Eficiência energética (55%), redução de resíduos (46%), bem-estar dos funcionários (43%), redução do impacto do armazenamento (39%) e reciclagem (36%) foram as iniciativas mais importantes. Em contrapartida, quando questionados sobre o que as empresas esperam dos fornecedores de AS/RS, registou-se um declínio na prioridade da sustentabilidade (13%).

Em comparação, os inquiridos citaram a confiança (24%), a facilidade de utilização (22%) e a eficiência do espaço (20%) como os atributos mais importantes. De facto, 43% afirmaram que a poupança/utilização do espaço é fundamental para a sua atividade e 49% consideraram-na uma prioridade muito importante.

“O espaço é de extrema importância para as organizações. Ajudamos as empresas a reduzir os custos, a aumentar o desempenho e a obter um retorno total do investimento no prazo de um a três anos, ao mesmo tempo que reduzimos o espaço de armazenamento em 75% em comparação com o armazenamento convencional”, afirma Ellen Brune. “A otimização do espaço está intimamente ligada ao aumento dos custos.”

Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine. Leia o orginal aqui.

Já conhece a nossa Pós-graduação em
Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
10/8/2023
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.