Já conhece o programa de bolsas reembolsáveis ISA, lançado no ano passado pela Fundação José Neves? Saiba como pode candidatar-se ao financiamento e que programas estão abrangidos pela parceria com a Nova SBE Executive Education.
O

que são as bolsas ISA FJN e como funcionam?

A Fundação José Neves (FJN) foi lançada no dia 22 de setembro de 2020. Este é um programa inovador em Portugal para o acesso à educação, baseado no modelo de Income Share Agreement (Acordo de Partilha de Rendimentos), tendo como objetivo apoiar os portugueses no acesso a cursos e formações que permitam adquirir competências para o futuro.

Como? Através do pagamento integral do valor da propina do curso pela FNJ, diretamente à instituição de ensino. O estudante não precisa de apresentar garantias para poder beneficiar deste programa e apenas terá de reembolsar o valor investido pela Fundação na sua formação quando começar a trabalhar ou quando atingir um rendimento acima de um valor pré-determinado (fixado no momento da subscrição do ISA FJN e dependente da área de formação e salário expectável).

 

A Nova SBE Executive Education é parceira desta iniciativa?

Por ter também como missão a criação de uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo, a Nova SBE Executive Education não podia deixar de ser uma das parceiras desta iniciativa.

Um dos pilares fundamentais da Nova SBE Executive Education é pioneirismo e a esperança com que olha para o futuro. Acreditamos que é o nosso papel apoiar os indivíduos e a sociedade a evoluir continuamente e a transformar-se, a robustecer as suas competências, de modo a crescer pessoal e profissionalmente e assim impactar positivamente também o avanço do nosso país. O alinhamento desta nossa missão com a da Fundação José Neves é total e foi com muito entusiasmo que recebemos o convite para ser instituição de ensino parceira no programa ISA FJN. Este programa é para muitos indivíduos, sobretudo no contexto atual, o apoio imprescindível para apostarem no seu desenvolvimento e assim estarem mais capazes de enfrentar o futuro”, explica Susana Ferreira, Director for Marketing & Communication da Nova SBE Executive Education.

Que programas abrangem as bolsas reembolsáveis?

Os estudantes podem candidatar-se a estas bolsas para participarem nos seguintes programas:

 

A quem se destinam as bolsas e como pode candidatar-se?

Este é um programa universal, dirigido a todos os portugueses, independentemente da idade e das condições financeiras. Para além disto, dispensa da apresentação de quaisquer garantias. De acordo com o site do programa, as bolsas dirigem-se a todos os cidadãos "que pretendam estudar ao longo da vida e evoluir as suas competências para acompanharem as necessidades do mercado de trabalho. Independentemente da sua situação pessoal ou profissional”, “que já estejam no mercado de trabalho – mesmo que se encontrem numa situação de desemprego –mas queiram apostar no desenvolvimento das suas competências”.

As candidaturas abriram no dia 22 de setembro de 2020, e, uma vez que não existe um período definido, estão disponíveis em qualquer altura do ano.

Para se candidatar, deve primeiramente inscrever num dos cursos parceiros da FJN. Após confirmação da inscrição, pode candidatar-se a um ISA, através do site da Fundação José Neves.

 

Quantas bolsas já foram atribuídas pela Fundação José Neves?

Até à data, as bolsas ISA FJN já receberam 540 candidaturas, entre elas várias para estudar na Nova SBE. Segundo o site da Fundação José Neves, a instituição “irá garantir a oferta de 1000 assinaturas a estudantes finalistas universitários, para contribuir para uma sociedade de conhecimento e trazer todos para este percurso transformador com a verdade dos factos e do conhecimento”.

Joana Monteiro, participante da Pós-graduação em Marketing, Estratégia e Inovação, é um dos casos de sucesso desta parceria entre a Nova SBE Executive Education e a Fundação José Neves:

Comece 2021 com a nossa formação
Conheça o calendário para este ano!
Publicado em 
19/2/2021
 na área de 
Setorial

Mais artigos de

Setorial

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.