É um daqueles chefes que pede para estar em cc em todos os e-mails? Solicita constantemente atualizações à sua equipa? Evita delegar tarefas? Se a sua resposta foi sim a uma ou a todas estas questões, então, provavelmente, é um microgestor. Conheça as barreiras que o micromanagement pode colocar à frente do seu negócio e aprenda a superá-las com estas sete dicas.
N

enhum funcionário trabalha melhor sob um escrutínio tão rigoroso. Um estudo recente, da autoria de Harvey Chambers, concluiu que 79% dos funcionários inquiridos já tinham experienciado algum tipo de microgestão por parte dos seus chefes e, destes, 70% tinham pensado em demitir-se, como resultado. Os restantes 30% acabaram mesmo por fazê-lo.

A tarefa de delegar trabalho é, muitas vezes, difícil, e até pode pensar que estar envolvido nas tarefas dos seus colaboradores se traduz em maior apoio, mas o resultado tende a ser o oposto. O micromanagement é frequentemente incorporado pelos restantes trabalhadores como falta de confiança nas suas competências, inflexibilidade e castração da criatividade e eficiência. A próxima vez que sentir o impulso para microgerir cada tarefa na sua organização, lembre-se: há uma razão para ter constituído uma equipa, com um determinado perfil.

Se está pronto para repensar este estilo de liderança, que pode até ser fatal para o seu negócio, siga as recomendações que deixo no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Este é o quinto vídeo de uma série dedicada ao crescimento pessoal. Este projeto surge no âmbito do programa Adam’s Choice, que se prende, intrinsecamente, ao conceito de Choosenology. Cada participante é instruído sobre o impacto do processo da tomada de decisão, refletindo sobre a sua individualidade e ganhando consciência de si próprio, numa jornada de crescimento única e transformadora.

O coaching tem vindo a ganhar uma importância fulcral no campo pessoal e laboral, e é uma parte integrante da jornada do programa Adam’s Choice, da Nova SBE Executive Education. Este programa proporciona aos participantes uma experiência de aprendizagem única e dá-lhes a oportunidade de se desenvolverem de forma mais holística, englobando corpo, mente e espírito, abordando as seis dimensões do Instituto Nacional de Bem-Estar (emocional, espiritual, intelectual, social, física e ocupacional).

É na fase de transformação e crescimento que os participantes recebem ferramentas práticas para aplicar no dia a dia. Com o objetivo de apresentar formas diferenciadas de aprendizagem, Patrícia Guerreiro, uma das coaches executivas do Adam’s Choice, compartilha “Dicas e Truques” com os participantes, em forma de vídeos com duração entre 5 a 8 minutos. Este conteúdo, partilhado com uma periodicidade semanal, visa enfrentar as lutas que os próprios compartilham nas sessões individuais.

Publicado em 
26/3/2021
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.