A Nova SBE lança agora a 3ª edição do Nova SBE Road to Impact Report, que demonstra toda atividade da escola relativamente a sustentabilidade. O relatório agora divulgado incorpora, pela primeira vez, o Research Report, que compila todos os projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelo centro de investigação da Nova SBE.
Nos mais de 350 projetos, estudos e iniciativas desenvolvidas pela Nova SBE que constam no documento destacam-se os reconhecimentos obtidos com a Cátedra ERA, que permitiu à escola posicionar-se enquanto referência europeia para investigação em inovação social. Também a Cátedra Haddad em empreendedorismo é evidenciada, que tem como missão desenvolver investigação, ensino e transmissão de conhecimento nesta área para a sociedade civil.
A bolsa de investigação social da Fundação “la Caixa”, atribuída à Nova SBE com o projeto de investigação “Empreendedorismo como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão”, da equipa composta pelos docentes Miguel Ferreira, Cátia Batista e Francisco Queiró, e a conquista do segundo projeto Horizonte Europeu 2020 pelo VCW Lab, liderado pelo professor Luís Filipe Lages, são outras das menções em destaque.
A par dos projetos de investigação, o Nova SBE Road to Impact Report lança também o seu modelo de impacto e utiliza-o como estrutura ao longo de todo o documento a fim de regular a atuação da Nova SBE para todas as suas estruturas. No relatório são ainda apresentados os diversos programas, projetos e iniciativas que permitiram à Nova SBE, no ano 2020/21, e sua comunidade, responder aos grandes desafios que hoje se impõem e consolidar o seu caminho com vista a cocriar uma realidade social e económica mais colaborativa, inclusiva e sustentável ao abrigo do seu contributo para a Agenda dos ODS e metas a alcançar.
Este relatório é cada vez mais um selo de qualidade da atividade, académica e não académica, da escola, uma vez que apresenta o impacto que a escola e a sua comunidade têm no desenvolvimento sustentável da sociedade, mapeando e identificando, para tal, qual o contributo dos diferentes projetos e iniciativas para os ODS.
Daniel Traça, Dean da Nova SBE, considera que “(…) a transição sustentável está a exigir uma transformação abrangente nas organizações em geral, e as instituições de ensino superior têm a responsabilidade de impulsionar essa mudança. (…) Mais do que considerar o impacto e a estratégia de negócio como dois paradigmas distintos, a Nova SBE propõe um modelo em que a simbiose entre impacto e negócios funcione, no final de contas, numa base de valor partilhado”.