A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) acaba de divulgar a 3ª edição do Nova SBE Impact Report, que reúne todos os projetos, estudos e iniciativas levadas a cabo pela escola relativamente aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano letivo de 2020/21.

A Nova SBE lança agora a 3ª edição do Nova SBE Road to Impact Report, que demonstra toda atividade da escola relativamente a sustentabilidade. O relatório agora divulgado incorpora, pela primeira vez, o Research Report, que compila todos os projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelo centro de investigação da Nova SBE.

Nos mais de 350 projetos, estudos e iniciativas desenvolvidas pela Nova SBE que constam no documento destacam-se os reconhecimentos obtidos com a Cátedra ERA, que permitiu à escola posicionar-se enquanto referência europeia para investigação em inovação social. Também a Cátedra Haddad em empreendedorismo é evidenciada, que tem como missão desenvolver investigação, ensino e transmissão de conhecimento nesta área para a sociedade civil.

A bolsa de investigação social da Fundação “la Caixa”, atribuída à Nova SBE com o projeto de investigação “Empreendedorismo como Estratégia de Mobilidade Social e Inclusão”, da equipa composta pelos docentes Miguel Ferreira, Cátia Batista e Francisco Queiró, e a conquista do segundo projeto Horizonte Europeu 2020 pelo VCW Lab, liderado pelo professor Luís Filipe Lages, são outras das menções em destaque.

A par dos projetos de investigação, o Nova SBE Road to Impact Report lança também o seu modelo de impacto e utiliza-o como estrutura ao longo de todo o documento a fim de regular a atuação da Nova SBE para todas as suas estruturas. No relatório são ainda apresentados os diversos programas, projetos e iniciativas que permitiram à Nova SBE, no ano 2020/21, e sua comunidade, responder aos grandes desafios que hoje se impõem e consolidar o seu caminho com vista a cocriar uma realidade social e económica mais colaborativa, inclusiva e sustentável ao abrigo do seu contributo para a Agenda dos ODS e metas a alcançar.

Este relatório é cada vez mais um selo de qualidade da atividade, académica e não académica, da escola, uma vez que apresenta o impacto que a escola e a sua comunidade têm no desenvolvimento sustentável da sociedade, mapeando e identificando, para tal, qual o contributo dos diferentes projetos e iniciativas para os ODS.

Daniel Traça, Dean da Nova SBE, considera que “(…) a transição sustentável está a exigir uma transformação abrangente nas organizações em geral, e as instituições de ensino superior têm a responsabilidade de impulsionar essa mudança. (…) Mais do que considerar o impacto e a estratégia de negócio como dois paradigmas distintos, a Nova SBE propõe um modelo em que a simbiose entre impacto e negócios funcione, no final de contas, numa base de valor partilhado”.

Consulte na íntegra o
Nova SBE Road to Impact Report
Publicado em 
13/7/2022
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.