A 2ª edição da Nova SBE BOX Challenge teve lugar entre 17 e 21 de janeiro e tornou a juntar empresas, alunos e experts em inovação do Nova SBE Co.Innovation Lab. Falámos com três estudantes, para saber como foram as suas experiências nestes desafios:

“Não sabia o que esperar ao início, no entanto, estou muito contente por ter participado e recomendo vivamente a todos os estudantes”, começou por contar-nos Melanie Haket, aluna do Mestrado de Gestão da Nova SBE, que acabou por integrar a equipa vencedora do BOX Challenge da SIBS.

“Quando propusemos quatro ideias ao representante da SIBS, com os seus insights, conseguimos escolher a melhor. Nos dois dias seguintes, trabalhámos esta ideia e criámos um modelo de negócio em torno da mesma. Muitas chamadas e esforço depois, a nossa ideia final acabou por ser a vencedora!”, afirmou, acrescentando: “Penso que é uma boa forma de os estudantes se tornarem criativos, enquanto aplicam o que aprendem com os seus estudos a problemas de companhias reais. Para além disso, os alunos têm oportunidade de falar e construir relações com o representante da empresa. A minha experiência neste desafio foi incrivelmente positiva e, pessoalmente, esta foi uma das melhores coisas da Nova SBE. O aspeto criativo e o desafio do problema, tornaram a experiência realmente divertida. Recomendo vivamente a toda a gente".

Para Maksym Symonyshen, que frequenta o Mestrado em Finanças, a articulação entre alunos, especialistas e empresas foi também uma mais-valia que o ajudou a adquirir novos conhecimentos:

“Penso que iniciativas como a BOX Challenge, em que a universidade se junta a organizações dos mais diversos setores, são da maior importância para o desenvolvimento dos estudantes, uma vez que permitem que trabalhem com profissionais reais, para resolver problemas tangíveis que as companhias se estão a esforçar por solucionar. Na minha experiência, vindo de um background de Finanças, através do BOX Challenge tive a oportunidade de expandir competências e aprender mais, por exemplo, sobre como as organizações monetizam os dados”.

O aluno, que participou no Box Challenge da Schréder Hyperion, garantiu-nos ainda que “o constante feedback” que recebeu “da firma foi claro e acrescentou valor, o que tornou o processo de ultrapassar o desafio ainda mais recompensador e cativante”.

Já Mariia Leva, aluna do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação, salientou que o seu desafio foi “divertido e intenso” e que, por um lado, “foi muito curioso olhar para fora da minha bolha e ver que outros desafios e empresas existem”.

O Nova SBE BOX Challenge é uma Business Open Experience para que as empresas assumam o risco e repensem os seus negócios. Juntos, construiremos soluções para novos desafios. Durante 5 dias, os alunos são organizados em equipas para criar, desenvolver, planear e conceber uma solução inovadora para um determinado desafio organizacional, num ecossistema intensivo de resolução criativa de problemas.

Se estiver interessado em participar em edições futuras deste grande desafio, contacte-nos através do e-mail: coinnovationlab.exed@novasbe.pt.

Publicado em 
11/2/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.