O Professor da Nova SBE, Luís Filipe Lages, conquistou o 2018 American Marketing Association Research in Excellence Award, após estudar mais de 500 empresas exportadoras em Portugal.
L

uís Filipe Lages, Professor Catedrático da Nova SBE com vasta experiência em formação de executivos, ganhou um dos mais importantes prémios a nível mundial na área do Marketing, o 2018 American Marketing Association Research in Excellence Award. Este prémio reconhece o impacto da sua investigação sobre exportadoras portuguesas no marketing global ao longo da última década.

Desde 1996 que o investigador analisa o impacto da estratégia no desempenho das empresas, tendo demostrado que os gestores definem a sua estratégia atual com base nos resultados anteriores de desempenho. Contrariando a maioria da investigação nesta área, Luís Filipe Lages defende que o desempenho afeta a estratégia atual, que por sua vez afeta o desempenho futuro.

Em 2008, Luís Filipe Lages publicou, em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Esse artigo valeu-lhe um AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award que "reconhece um artigo excecional publicado numa revista mundialmente reconhecida e respeitada que teve uma contribuição significativa para a literatura do marketing global nos últimos dez anos".

Para o investigador, este prémio é particulamente especial porque foram precisos 10 anos para que a comunidade científica aceitasse esta ideia disruptiva. Segundo o Professor da Nova SBE, "este trabalho põe em causa trabalhos anteriores que assumem que os gestores são proativos e que o desempenho é uma consequência da estratégia". Esta ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico, está na origem da Value Creation Wheel (VCW), uma ferramenta empresarial criada pelo investigador.

A VCW tem ajudado organizações de mais de 20 países a resolver os seus desafios ao longo da última década. Por isso, as suas componentes têm sido lecionadas em escolas de renome, desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais media internacionais, tais como Harvard Business Press, Time e Wall Street Journal.

A cerimónia de entrega do prémio será em agosto, durante a conferência da American Marketing Association em Boston.

Expanda os seus horizontes
Executive Education
Publicado em 
3/7/2018
 na área de 
Institucional

Mais artigos de

Institucional

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.