uís Filipe Lages, Professor Catedrático da Nova SBE com vasta experiência em formação de executivos, ganhou um dos mais importantes prémios a nível mundial na área do Marketing, o 2018 American Marketing Association Research in Excellence Award. Este prémio reconhece o impacto da sua investigação sobre exportadoras portuguesas no marketing global ao longo da última década.
Desde 1996 que o investigador analisa o impacto da estratégia no desempenho das empresas, tendo demostrado que os gestores definem a sua estratégia atual com base nos resultados anteriores de desempenho. Contrariando a maioria da investigação nesta área, Luís Filipe Lages defende que o desempenho afeta a estratégia atual, que por sua vez afeta o desempenho futuro.
Em 2008, Luís Filipe Lages publicou, em conjunto com Sandy Jap, da Emory University, e David Griffith, da Michigan State University, um artigo no Journal of International Business Studies intitulado “The role of past performance in export ventures: a short-term reactive approach”. Esse artigo valeu-lhe um AMA Global Marketing SIG Research in Excellence Award que "reconhece um artigo excecional publicado numa revista mundialmente reconhecida e respeitada que teve uma contribuição significativa para a literatura do marketing global nos últimos dez anos".
Para o investigador, este prémio é particulamente especial porque foram precisos 10 anos para que a comunidade científica aceitasse esta ideia disruptiva. Segundo o Professor da Nova SBE, "este trabalho põe em causa trabalhos anteriores que assumem que os gestores são proativos e que o desempenho é uma consequência da estratégia". Esta ideia de olhar para a relação entre estratégia empresarial e desempenho como algo dinâmico, está na origem da Value Creation Wheel (VCW), uma ferramenta empresarial criada pelo investigador.
A VCW tem ajudado organizações de mais de 20 países a resolver os seus desafios ao longo da última década. Por isso, as suas componentes têm sido lecionadas em escolas de renome, desde o MIT à City University de Hong Kong, recebendo cobertura dos principais media internacionais, tais como Harvard Business Press, Time e Wall Street Journal.
A cerimónia de entrega do prémio será em agosto, durante a conferência da American Marketing Association em Boston.