Os filmes de ficção científica sobre a migração da espécie Humana para outros planetas no Espaço podem estar prestes a tornarem-se numa realidade. E essa transição vai necessitar de uma economia sustentável, dentro e fora da Terra. Será que tem noção da potencialidade do mercado espacial?
A

vida na Lua e, quem sabe um dia nos restantes planetas do Sistema Solar, há muito que deixou de ser uma mera fantasia para passar a ser uma forte possibilidade num futuro próximo. Numa altura em que se começa a falar das primeiras viagens comerciais ao Espaço, é importante saber que há muitas outras formas de negócio prestes a surgir na esfera espacial.

A exploração do Espaço está a abrir novos mercados e a criar novas oportunidades de trabalho, na Terra e não só. De acordo com Gary Martin, Vice-Presidente da North American Operations na International Space University, estas possibilidades não estão apenas reservadas a cientistas e astronautas, estão a ser criadas “especialmente com a entrada do setor privado”, por organizações e empreendedores.

“Se estamos a falar de mineração de recursos na Lua, por exemplo, falamos de triliões de dólares a faturar. Mas, se estiver a trabalhar na Lua, digamos, numa base lunar, provavelmente durante uns meses para extrair este recurso, quererá ir para casa e beber uma cerveja, comer uma piza. Quererá ter uma casa confortável, ter entretenimento, arte, talvez até plantas vivas. Vai começar a listar todas as coisas que toma como garantidas aqui na Terra. Tudo é um negócio. As pessoas que venderem mobília na Lua ou comida, ou que plantem árvores para produzir comida, terão negócios. É difícil de explicar quanta oportunidade existe!”.

No entanto, se a vida na Lua ou no Espaço não lhe diz grande coisa, não se preocupe: há muitas oportunidades de construir negócios espaciais, sem ter de sair da sua própria casa. Por exemplo, com tecnologia espacial é possível começar e ajudar diversos negócios que já existem na Terra.

“Tudo o que precisa para construir um negócio nesta área é ter um computador. Há tantos dados! Por exemplo, no que diz respeito ao aquecimento global, fizemos um projeto com agricultores e vinhas – os dados mostram o que vai acontecer a uma determinada área onde crescem as vinhas, que demoram muito tempo a maturar. Na Califórnia, estão agora a ser planeadas novas plantações, antecipando o aquecimento global”.


Curioso? Assista à conversa completa entre Gary Martin e Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i, para saber mais sobre as potencialidades do negócio no Espaço e ficar a conhecer o programa inédito da Nova SBE, Space for Business.

Já conhece o nosso programa
Space for Business?
Publicado em 
3/11/2021
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.