Tendo em conta a inconstância do mundo, são precisos líderes que sejam capazes de construir organizações resilientes e adaptativas para lidar com as grandes mudanças. Quem o garante é Nadim Habib, Professor na Nova SBE e consultor internacional nas áreas de estratégia, inovação e criatividade. Mas será que um bom líder consegue criar empresas “à prova de futuro”?

“A questão não é se é possível, a questão é que não há opção. A realidade é que hoje as mudanças são o principal desafio de qualquer organização, por isso, temos de perceber que é preciso construir organizações mais adaptativas, mais ágeis e mais resilientes. E isto é o quê? É uma organização capaz de se adaptar autonomamente às mudanças”, começou por explicar o professor.

O papel do líder também tem mudado com a inconstância do mundo e, se “há 20 anos falávamos de líderes como construtores de equipas”, agora “são construtores de organizações”.

“Muitas vezes chamamos a uma empresa uma organização e achamos que é a mesma coisa, mas eu gosto de separar as duas coisas. A parte da empresa é a parte mais fácil: negócio, preço, produto, etc. O difícil é construir uma organização capaz de entregar o potencial do negócio. E aí vem o papel do líder”, afirmou, acrescentando que deve virar as suas “atenções para construir equipas capazes de vencer em qualquer futuro. Em vez de preparar e planear, tem de construir a organização, para que seja capaz de lidar com todos os desafios”.

Para Nadim Habib, o líder atualmente tem de ser “visionário” e definir os próximos dois ou três anos, por isso “um líder hoje tem de ter maior capacidade de pensamento estratégico e, ao mesmo tempo, ser capaz de motivar a organização a chegar lá. O seu papel é inspirar e apoiar neste processo, assumindo a responsabilidade de entregar resultados”.

A Nova School of Business & Economics criou o programa Liderança, Agilidade e Adaptabilidade, “para ajudar líderes de equipas, de projetos e de organizações a gerir melhor o talento, para que as empresas se tornem mais adaptativas, mais ágeis e, de uma certa forma, para melhorar a produtividade e os resultados em tempos de mudança”.

Conheça o programa
Liderança, Agilidade e Adaptabilidade
Publicado em 
2/8/2023
 na área de 
Liderança & Pessoas

Mais artigos de

Liderança & Pessoas

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.