A Tabaqueira, Vanguard Properties, ManpowerGroup Portugal e a própria SHL são founding partners desta iniciativa, e participarão no estudo. Todas estas empresas serão submetidas a um assessment de talento comercial, assente em quatro áreas distintas, focadas no mercado B2B:
· Skills: competências técnicas, como a capacidade de negociação e orientação comercial;
· Competencies: soft skills e competências comportamentais, como comunicação, o pensamento crítico e a resiliência;
· Drivers: competências motivacionais, como o mérito, a competição e a aprendizagem;
· Digital Strenghts: competências digitais, como a capacidade de trabalhar remotamente, o relacionamento digital e o domínio das ferramentas digitais.
As organizações que se juntarem à iniciativa beneficiarão deste benchmark da equipa comercial e dos colaboradores com outras organizações, identificando o potencial e os pontos fracos. Os resultados podem ainda favorecer o investimento em programas de desenvolvimento individuais e para a equipa, customizados tendo em conta os desafios que a empresa enfrenta.
Os founding partners terão ainda um estatuto privilegiado, que inclui a participação no evento Nova SBE Sales Shaker, como sponcers, integrar este Sales Maturity Index, recebendo os resultados gratuitamente, e gozar até 30% de desconto em diversos programas de formação em vendas.
Estes objetivos estão estreitamente ligados com a missão do Nova SBE Sales Lab, que se dedica à inovação no setor das vendas e à capacitação, inspiração e ao desenvolvimento pessoal de comerciais e de líderes, na área B2C e B2B.
“A pandemia veio acelerar algumas circunstâncias e nuances dos desafios que os profissionais das vendas enfrentam, mas, se existe uma constante na área comercial, é a disrupção. São precisos indivíduos capacitados, empoderados, informados, de modo a adaptarem-se às constantes disrupções que afetam os seus mercados ou a economia”, afirmou Helga Saraiva-Stewart, Founder do Nova SBE Sales Shaker e da Lead-Resuts e Exec. Director do Nova SBE Sales Lab, acrescentando que “por esta razão é que o Sales Lab é uma venture tão importante, porque não só trabalha para elevar o perfil do profissional, mas também para certificar competências na área comercial. E esta certificação começa com uma avaliação de competências”.
As vagas para pertencer ao grupo de founding partners estão ainda abertas até ao final do ano.