A 9ª edição do programa Gestão de Empresas Familiares teve como convidado Pedro José de Mello, Administrador Executivo na José de Mello, no dia 31 de maio. Esta executive talk contou com uma apresentação sobre o ilustre grupo familiar português e o esclarecimento de algumas dúvidas sobre o dia a dia numa empresa desta natureza.

Família, propriedade e negócios são coisas distintas”, afirmou durante a sessão. Se há alguém que o sabe é Pedro José Mello, um dos 12 irmãos herdeiros do grupo José de Mello, que conta hoje com várias empresas bem conhecidas, como a CUF, a Brisa e a Efacec Power Solutions. O segredo para manter a paz nos negócios da família? A união, acima de tudo.

“Criar um grupo económico válido só se consegue com espírito de missão, muita humildade, com  total determinação e união de propósito. Se conseguirem, podem crer que é extremamente gratificante”, sublinhou, acrescentando que valores, transparência, comunicação, profissionalismo e “nunca levar os temas da família para dentro da empresa” são essenciais para manter o sucesso de qualquer negócio.

Pedro José de Mello contou ainda a história do grupo, que remonta ao nascimento da CUF, em 1865, erguida pelo bisavô Alfredo da Silva. O grupo foi totalmente nacionalizado em 1975 e, “em meados dos anos 90, o meu pai chamou os 12 filhos e começou a desenhar aquilo que primeiro chamou de ‘conselho estratégico’”.

Atualmente, o grupo conta com mais de 50 acionistas, sendo que todos os familiares detêm ações no grupo, mas nem todos desempenham funções nas empresas. Para tal, a política é muito estrita: “Se um familiar quer trabalhar no grupo, tem de estar disponível para ciclos de trabalho, tem de trabalhar fora, e só interessam cargos de gestão com potencial para vir a ser CEO”.

As lições de um dos grupos familiares mais bem-sucedidos em Portugal podem servir de exemplo a gestores e líderes de empresas deste tipo, que, pela sua natureza, apresentam vantagens competitivas que organizações sem influência familiar dificilmente conseguem replicar.

“A Família José de Mello é um caso paradigmático de famílias empresárias que investem na governança familiar para assegurar o sucesso multigeracional. Talento, crescimento e união são as chaves desse sucesso”, afirmou Alexandre Dias da Cunha, Coordenador Científico do programa Gestão de Empresas Familiares.

Quer saber mais sobre este tipo de negócios?

Conheça o programa
Gestão de Empresas Familiares
Publicado em 
20/6/2023
 na área de 
Gestão & Estratégia

Mais artigos de

Gestão & Estratégia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.