Num momento desafiante para a Economia, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) lança a BOX - uma Business Open Experience para que as empresas assumam o risco e repensem os seus negócios além COVID-19. O evento, a decorrer em junho, pretende desenhar soluções para os novos desafios, juntando organizações, alunos e experts em inovação e empreendedorismo.
A

BOX exigirá soluções “fora da caixa” para fazer face aos problemas de um mundo em mudança. Durante o evento, alunos de diferentes nacionalidades e backgrounds contarão com a mentoria e facilitação de especialistas em empreendedorismo, para procurarem respostas inovadoras para as questões lançadas pelas empresas participantes. Na iniciativa estarão envolvidos vários Labs e Hubs da Nova SBE, nomeadamente, o Nova SBE Co.Innovation Lab, o Nova SBE Digital Experience Lab, o Nova SBE Entrepreneurship Hub e a SingularityU Portugal, e respetivas equipas multidisciplinares.

Existirão três tipos de BOX, que variam consoante a duração do projeto (uma, duas ou três semanas), o número de equipas de alunos envolvidas, tipo de orientação e a facilitação das equipas Nova SBE, parceiros e mentores externos convidados, ou a intenção de incluir equipas internas no programa e respetivo investimento.

Todos precisamos de viver e pensar além da pandemia. A BOX promove uma nova forma de aprender, aplicar e construir soluções para enfrentar desafios do futuro dos negócios no mundo pós-COVID. É o momento para arriscar, para repensar e redesenhar o modelo de negócio, introduzir mudanças em tecnologia, processos, produto, etc. A nova geração de futuros clientes e colaboradores pode, sem dúvida, introduzir uma perspetiva imparcial e experimental sobre os negócios das empresas. A Nova SBE está assim empenhada em ajudar as empresas a recuperar o tempo perdido e arrancar rapidamente com iniciativas de transformação do seu negócio: alinhadas com a estratégia da empresa, orientadas para o cliente, decisivas, objetivas e acionáveis”, salienta Ricardo Mesquita, Business Transformation Director da Nova SBE.

Na BOX | Business Open Experience, as empresas participantes poderão:


• ajustar o nível de investimento à relevância estratégica de cada desafio;

• Gerar e testar, de forma rápida e económica, novas soluções com alternativas de implementação claras e acionáveis, para responder aos desafios de negócio;

• Criar rapidamente uma perspetiva de negócios imparcial de como é o seu negócio pós-COVID-19;

• Aproximar-se e dar voz à nova geração de futuros clientes e colaboradores;

• Incorporar uma visão de especialistas em inovação, empreendedorismo, design e tecnologia na procura de soluções para o seu caso específico.


A open call às empresas foi oficialmente lançado neste início de maio, na sessão online “Transformação dos Negócios no mundo pós-COVID-19” que juntou convidados especialistas em inovação - Ana Casaca, Head of Global Innovation na Galp; João Ricardo Moreira, Centre for Business Transformation Director na NOS; Nadim Habib, Professor Auxiliar Convidado na Nova SBE e Ricardo Mesquita, Diretor for Business Transformation na Nova SBE Executive Education – para partilhar como algumas das principais empresas em Portugal estão a repensar a sua estratégia.


As candidaturas já podem ser submetidas através do site Box|Business Open Experience. Esta iniciativa tem uma edição limitada de desafios que serão selecionados por ordem de conclusão da candidatura. A primeira edição da BOX de uma semana decorrerá já de 14 a 18 de junho, durante a qual as equipas de alunos serão orientadas de forma a abordar soluções para os desafios lançados.

Publicado em 
16/5/2021
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.