A Nestlé Portugal e a Nova School of Business & Economics lançaram mais uma edição do seu programa de Open Innovation, START and CO. 2022 e procuram talento internacional de startups para cocriar o futuro da Alimentação, Nutrição e Bem-Estar. A novidade desta edição é a sua abrangência ibérica, uma vez que o programa será também estendido à Nestlé Espanha.

As candidaturas para o programa de inovação e empreendedorismo START and CO. abriram no dia 10 de março para startups que queiram desenvolver e implementar projetos com impacto na vida das pessoas, das suas comunidades e no ambiente. Nesta quarta edição, pede-se aos candidatos que apresentem projetos em resposta a oito desafios que constituem, eles próprios, oito territórios nos quais a Nestlé trabalha e para os quais tem compromissos assumidos e já comunicados.

·         Generation/Regeneration - Como podemos moldar o ciclo de vida do produto com o objetivo de renovar e restaurar o ambiente, promovendo o avanço de sistemas alimentares regenerativos e propiciadores de melhoria de bem-estar das comunidades?

·         A prioridade do desenvolvimento de um Portefólio saudável - Como podemos encontrar soluções alternativas, saudáveis, e redefinir o futuro dos alimentos e da nutrição, acrescentando valor para os consumidores?

·         Potenciar os sentidos - Como podemos ser disruptivos no espaço alimentar, através de experiências de produtos multissensoriais e com isso aumentar a ligação emocional com os consumidores?

·         A ascensão do novo retalho – Respostas às novas tendências no retalho do futuro?

·         O renascimento do canal Fora do Lar 3.0 - Como diferenciar a oferta no canal Fora do Lar e proporcionar novas experiências aos consumidores?

·         O lar como o espaço de consumo - Como podemos criar espaços para os nossos produtos e serviços no ecossistema do lar, onde eles desempenham um papel fundamental na vida das pessoas?

·         Interfaces digitais do futuro - Como podem os sistemas interagir sem descontinuidades com os consumidores, estando plenamente integrados com os seus hábitos de vida?

·         Novos canais (digitais) -  Que novas formas chegar a todos os consumidores?

·         Wildcards - Quer provocar a Nestlé a co-inovar consigo e desenvolver uma nova oportunidade de negócio complementar ou antecipar um futuro desafio inovador?

As candidaturas de resposta a estes desafios devem agora ser submetidas ao programa Start and CO. até ao próximo dia 22 de abril, através do site www.startandco.pt. O arranque da 4ª edição está marcado para maio deste ano.

O START and CO. 2022 é a 4ª edição de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Nestlé e a Nova SBE e o objetivo é identificar e selecionar startups que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.

Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que “Ao partilharmos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, estamos a adicionar valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Os resultados deste desafio têm sido consistentes ano após ano, e falam por si, em três edições tivemos 194 candidaturas, 82 delas atingiram a fase de pitch e 31 desenvolveram projetos connosco, alguns deles estão já disponíveis no mercado”.
Para Rui Coutinho, Diretor Executivo do Nova SBE Innovation Ecosystem, “a parceria com a Nestlé é um bom exemplo do tipo de inovação aberta e colaborativa que estamos a promover no Nova SBE Innovation Ecosystem através do Co.Innovation Lab. O modelo de cocriação e de cross-innovation que aplicamos visa alcançar um impacto tangível e substancial na Nestlé a partir de uma abordagem experimental e exploratória com startups que respondem a desafios concretos de inovação estratégicos para a Nestlé Ibéria. O programa pretende descobrir conexões, trazer estímulos externos para potenciar a exploração e transformação através de soluções inovadoras de startups que possam concretizar a sua ideia, desenvolver ainda mais a oportunidade diretamente com a Nestlé e implementar um teste piloto no mercado até o final de 2022, através de uma parceria viável e concreta, com valor comercial para ambas as entidades. O Nestlé Start and CO 2022 representa muito bem aquilo em que acreditamos no Nova SBE Innovation Ecosystem.”

A decorrer até ao final do ano, o programa START and CO. 2022 compreende 3 fases (Candidaturas, Seleção e Co-Desenvolvimento), durante as quais serão realizadas um conjunto de atividades que pretendem identificar os melhores projetos.

À semelhança das edições anteriores, os projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver a sua ideia em ambiente real de mercado, onde poderão contar com mentoria e formação para a conceção e desenvolvimento dos seus projetos.

Das anteriores edições desta parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram 31 projetos pioneiros como a Buggle, a Fidufoods, a Goodbag, a Macco Robotics, a Petable, a Phamo e a Progrow, entre outras, que continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé em novos modelos de negócio, digitalização de sistemas e academias de aprendizagem online, tanto a nível Ibérico, como Europeu. 

Consulte o regulamento e
Registe-se aqui
Publicado em 
15/3/2022
 na área de 
Inovação & Mudança

Mais artigos de

Inovação & Mudança

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.