“Até que ponto achas que a Inteligência Artificial (IA) já está a mudar a educação?”. Foi com esta questão que Pedro Oliveira, Dean da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) abriu o debate durante o terceiro episódio do Futurecast, um podcast da escola sobre as futuras tendências em diversas áreas de negócio. Leid Zejnilovic, Professor Doutorado em Mudanças Tecnológicas e Empreendedorismo, garantiu que o ChatGPT e outros Grandes Modelos de Linguagem (LLM) já mudaram a forma como se ensina e aprende.

Acho que precisamos de promover a experimentação”, afirmou o professor. “Penso que o nosso papel vai ser promover a experimentação, para certificar que os nossos alunos, o corpo docente, mas também os nossos parceiros corporativos, estão a experimentar e a refletir – com espírito crítico”.

Para o Diretor da escola garante que também está “muito entusiasmado” com a perspetiva de adotar estas novas tecnologias para benefício dos professores a alunos, apesar dos “muitos desafios perante nós”.

Posso pensar nestes LLM, no ChatGPT, por exemplo, como um tutor que está sentado ao meu lado, que me pode ajudar a fazer o meu trabalho, que está a auxiliar os nossos alunos e o nosso corpo docente a fazerem os seus trabalhos. E eu penso que isto é uma coisa boa. Vai haver uma base, eventualmente, que vai ser produzida por uma máquina ou por um algoritmo, para que depois possamos colocar o nosso tempo próprio e a nossa inteligência natural, construindo sobre essa base. [...] Penso que não seria muito inteligente tentar parar o ChatGPT, ou outras apps ou LLMs. O que temos de fazer, e não penso que tenhamos qualquer outra hipótese, é abraçá-los”.

Leid Zejnilovic disse ainda que “estamos a entrar num mundo incrível de oportunidades, onde a educação vai estar disponível a muitas pessoas de uma forma adaptável, para melhorar o processo educativo. O futuro da educação com a IA é simplesmente incrível, pelo menos pelo conhecimento que temos agora. Se será usada ou não com outros propósitos é outra história, mas isso não nos deve impedir agir para fazer a coisa certa e para educar as pessoas para fazerem mais e melhor e tornar a vida melhor para todos”.

Assista ao episódio completo:

Conheça o
Calendário de formação 2024
Publicado em 
9/2/2024
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.