As conclusões do estudo “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement” mostram as forças que estão a estabelecer-se entre a procura e o processo de compra do software para gestão do negócio, por parte das empresas.

“As mudanças drásticas na economia mundial, as interrupções contínuas na cadeia de abastecimento, o aumento de uma força de trabalho altamente distribuída e a rápida digitalização do consumidor levaram as organizações a adaptar-se rapidamente e a evoluir para sobreviverem – não apenas na perspetiva de compras, mas também do seu modelo de negócio principal” afirma Kahly Berg, Senior VP, Digital Experiences, SAP SE. “Esta pesquisa prova que o mercado digital veio para ficar e que recursos como o site da SAP Store e o SAP.com são essenciais para o sucesso dos parceiros, clientes e pares da SAP no sector.”

Para o “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, colaboraram com a Futurum Research perto de mil decisores da área de B2B, de empresas de pequena à grande dimensão, em nove indústrias, respondendo ao estudo, que também serviu como reforço do anterior “2019 B2B Digital Buyers’ Journey: Trends, Challenges and Predictions”.

As principais conclusões são:

À medida que os requisitos de negócio se alteram também muda o tipo de software que as empresas precisam de adquirir.

  • 89% das organizações que responderam afirma que o seu modelo de negócio mudou nos últimos dois anos (sendo que 39% admitiram uma mudança significativa no modelo de negócio).
  • Do total das respostas, 41% diz que as necessidades de software ou de soluções pela sua empresa mudaram significativamente nos últimos dois anos.
  • Deste painel, 78% diz que está à procura da forma de agilizar o processo de abastecimento, enquanto 27% diz que o seu atual processo nunca ou apenas ocasionalmente funciona tão eficientemente quanto no passado.

O futuro do abastecimento é digital.

  • A maioria dos profissionais de compras (54%) refere que até 2024 irá conduzir o seu processo de abastecimento principalmente em modo online, quer seja por meio do site do próprio fornecedor ou de um mercado digital.
  • Dos entrevistados, 44% citaram a existência de uma loja única para vários fornecedores como o recurso mais importante num mercado digital.
  • Do total das respostas, 16% esperam comprar pelo menos metade do software que a sua empresa necessita através de um mercado digital.

 

Tanto os gestores como as equipas de compras têm um maior envolvimento no processo de compras.

  • Dos entrevistados, 61% diz que os quadros de gestão estão hoje mais envolvidos no processo de abastecimento que há dois anos. Como contraste, o nosso painel de estudo de 2019 indicou que menos de 30% dos executivos eram ativos em qualquer parte da jornada de compras.
  • Das equipas de compras, 51% está agora significativamente envolvida na determinação das necessidades de software empresarial.

 

Os processos de decisão distribuídos estão a tornar-se no novo normal.

  • A maioria das empresas acredita que são necessários quatro ou mais elementos da equipa, por grupo funcional, para finalizar uma decisão de compra.
  • Um quarto das empresas com 50.000 ou mais colaboradores afirma que precisa, pelo menos, de 11 gestores para a assinatura de um processo típico de compras.
  • Das empresas, 34% diz que a falta de consenso do grupo é consideravelmente uma preocupação, impedimento ou risco para a aquisição bem-sucedida de soluções de software empresarial.

Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine - Leia o artigo original aqui.

Já conhece a nossa
Pós-graduação em Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
26/4/2023
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.