“As mudanças drásticas na economia mundial, as interrupções contínuas na cadeia de abastecimento, o aumento de uma força de trabalho altamente distribuída e a rápida digitalização do consumidor levaram as organizações a adaptar-se rapidamente e a evoluir para sobreviverem – não apenas na perspetiva de compras, mas também do seu modelo de negócio principal” afirma Kahly Berg, Senior VP, Digital Experiences, SAP SE. “Esta pesquisa prova que o mercado digital veio para ficar e que recursos como o site da SAP Store e o SAP.com são essenciais para o sucesso dos parceiros, clientes e pares da SAP no sector.”
Para o “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, colaboraram com a Futurum Research perto de mil decisores da área de B2B, de empresas de pequena à grande dimensão, em nove indústrias, respondendo ao estudo, que também serviu como reforço do anterior “2019 B2B Digital Buyers’ Journey: Trends, Challenges and Predictions”.
As principais conclusões são:
À medida que os requisitos de negócio se alteram também muda o tipo de software que as empresas precisam de adquirir.
- 89% das organizações que responderam afirma que o seu modelo de negócio mudou nos últimos dois anos (sendo que 39% admitiram uma mudança significativa no modelo de negócio).
- Do total das respostas, 41% diz que as necessidades de software ou de soluções pela sua empresa mudaram significativamente nos últimos dois anos.
- Deste painel, 78% diz que está à procura da forma de agilizar o processo de abastecimento, enquanto 27% diz que o seu atual processo nunca ou apenas ocasionalmente funciona tão eficientemente quanto no passado.
O futuro do abastecimento é digital.
- A maioria dos profissionais de compras (54%) refere que até 2024 irá conduzir o seu processo de abastecimento principalmente em modo online, quer seja por meio do site do próprio fornecedor ou de um mercado digital.
- Dos entrevistados, 44% citaram a existência de uma loja única para vários fornecedores como o recurso mais importante num mercado digital.
- Do total das respostas, 16% esperam comprar pelo menos metade do software que a sua empresa necessita através de um mercado digital.
Tanto os gestores como as equipas de compras têm um maior envolvimento no processo de compras.
- Dos entrevistados, 61% diz que os quadros de gestão estão hoje mais envolvidos no processo de abastecimento que há dois anos. Como contraste, o nosso painel de estudo de 2019 indicou que menos de 30% dos executivos eram ativos em qualquer parte da jornada de compras.
- Das equipas de compras, 51% está agora significativamente envolvida na determinação das necessidades de software empresarial.
Os processos de decisão distribuídos estão a tornar-se no novo normal.
- A maioria das empresas acredita que são necessários quatro ou mais elementos da equipa, por grupo funcional, para finalizar uma decisão de compra.
- Um quarto das empresas com 50.000 ou mais colaboradores afirma que precisa, pelo menos, de 11 gestores para a assinatura de um processo típico de compras.
- Das empresas, 34% diz que a falta de consenso do grupo é consideravelmente uma preocupação, impedimento ou risco para a aquisição bem-sucedida de soluções de software empresarial.
Este artigo trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine - Leia o artigo original aqui.