A Capgemini lançou o estudo “The great supply chain shock: Covid-19 response and recovery”, sobre a pandemia que está a aterrorizar o mundo e que trouxe implicações graves ao nível da saúde, levando ao fecho e à paragem de muitas empresas. Nesta pesquisa abordaram dois temas principais que consideraram essenciais para os tempos que nos encontramos a viver: como trazer as cadeias de abastecimento de volta ao seu devido rumo na primeira oportunidade que tenhamos e a preparação e execução dessa mesma recuperação.

Devido à urgência deste tema, o estudo focou-se nas transformações imediatas e a curto-prazo.

Quanto ao imediatismo, o estudo sugere quatro medidas:

– Estabelecer um centro de comando

O centro de comando será uma equipa dedicada à resposta a crises que monitoriza de perto o avanço da situação, agindo de imediato.

– Criar visibilidade sobre as operações e vulnerabilidades dos fornecedores e parceiros logísticos

As empresas precisam de uma visão clara e diversificada da sua cadeia de modo a poder antecipar possíveis problemas e agir em conformidade. O estudo destaca ainda que é necessário conhecer também os fornecedores dos seus fornecedores.

– Apoiar financeiramente fornecedores e parceiros logísticos em dificuldades

Numa cadeia de abastecimento integrada, a falha de um fornecedor crítico poderá afectar todos os players da cadeia. Apoiar os parceiros neste momento crítico, especialmente os mais fracos, poderá ser uma mais-valia mais tarde. A prioridade dos parceiros deve ser estabelecida em função da importância que têm para a sua cadeia de abastecimento.

– Reforçar a gestão de cash flow

A manutenção dos fluxos e dos requisitos são peças-chave para as organizações que procuram estabilizar as suas operações. Deverão analisar medidas que conservam o cash flow nestes tempos difíceis, tais como o atraso de grandes despesas e os cortes em gastos discricionários.

Relativamente aos de curto-prazo, o estudo da Capgemini considera que as empresas devem:

– Reavaliar a procura do cliente, melhorar previsões e alinhar operações

Os profissionais de planeamento de vendas e operações deverão criar um perfil da procura do futuro consumidor, simulando vários cenários de recuperação antes de finalizarem decisões de produção e logística.

– Construir bases para o regresso às operações habituais

As empresas devem avaliar as estratégias a adoptar para retomar as operações e desenvolver um plano que lhes permita voltar ao trabalho de forma faseada. É também importante criar uma maior agilidade dentro da estratégia da cadeia de abastecimento.

– Apanhar o ritmo de recuperação das operações e preparar para recomeçar do zero

Criar novos planos de produção para uma fase de renovação a longo prazo e avaliar as prioridades e potenciais congestionamentos de produção. É importante começar por desenvolver stock regulador, especialmente em partes complexas que requerem a colaboração com diversos fornecedores. O estudo também refere que se deve diversificar a rede e envolver desde logo os parceiros.

Poderá aceder ao estudo completo através do site da Capgemini.

Este texto trata-se de uma republicação no âmbito de uma parceria com a Supply Chain Magazine - Leia o artigo original aqui.

Já conhece a nossa pós-graduação em
Gestão da Supply Chain?
Publicado em 
28/12/2021
 na área de 
Supply Chain & Operações

Mais artigos de

Supply Chain & Operações

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.