Portugal ainda está longe de se assumir como um país líder no processo digital. Um estudo da Boston Consulting Group (BCG), Google e Nova SBE, divulgado esta terça-feira, concluiu que o país se encontra a meio da escala de maturidade digital e que este fator tem uma relação com a produtividade e o nível salarial nas empresas.
D

o lado da Nova SBE, a investigação contou com a liderança do Digital Experience Lab (DEL), do investigador e professor João B. Duarte, e o apoio da Nova Junior Consulting e Alunos de Mestrado de Business and Economics. O documento “O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal” teve por base mais de mil empresas nacionais, de 15 setores diferentes.

De acordo com o Digital Acceleration Index (DAI), criado pela BCG para avaliar o estágio de maturidade digital do tecido económico de um país com base no nível atual e desejado de digitalização das suas empresas, foi revelado que Portugal se encontra no segundo de quatro níveis de maturidade digital, consolidando-se como “Digital Literate”, abaixo da média europeia, que está no patamar “Digital Performers”. A nação ainda está longe do título de “Digital Leader”, o nível mais elevado da escala.

Estes dados tornam-se especialmente relevantes, uma que a investigação concluiu que existe uma relação direta entre a maturidade digital, a produtividade e o nível salarial nas empresas.


Digitalização, produtividade e Remuneração

O investimento na transformação digital é um fator de aceleração e maior produtividade para a economia portuguesa. Olhando para a relação entre a maturidade digital reportada pelas empresas e os indicadores de desempenho, observa-se que as empresas mais maduras são as que oferecem melhores salários aos seus colaboradores e também as mais produtivas. Cada ponto DAI adicional é, em média, acompanhado de um aumento de 1,5% do salário médio, e explica estatisticamente um aumento de 2% na produtividade das empresas.


Para além disto, por cada nível de maturidade digital incrementado numa organização, a produtividade, em média, dispara 50%, o mesmo para os salários, que sobem 37%. Conclui-se ainda que as empresas com maior maturidade são também as que mais investem no digital.

“O DAI permitiu criar a maior e mais completa base de dados sobre a maturidade digital da economia portuguesa, nomeadamente dos seus agentes, públicos ou privados, nacionais ou internacionais, a operar no país. É fulcral que as empresas continuem a participar neste tipo de iniciativas, porque só assim conseguimos ter dados claros sobre algo que estamos a constatar que tem um impacto grande na produtividade. Há ainda um segundo ponto relevante: temos de trabalhar para reduzir o gap, face ao benchmark europeu, nomeadamente, sermos capazes de conseguir traduzir estratégias em ações, que tornem as organizações mais centradas em dados e cliente, e menos em produto e intuição”, sublinhou Duarte Silveira, Head of The Digital Experience Lab da Nova SBE.

Outras conclusões relevantes

A pandemia impactou de forma muito significativa o tráfego online no retalho, uma vez que a necessidade de ficar casa forçou muitos a aderirem aos canais digitais. O estudo revela que se registou um aumento de 61% no setor alimentar e 47% na banca, nos períodos pré e pós confinamento de março de 2020.

As conclusões mostram também que são as médias empresas a liderar a transformação digital. As pequenas e microempresas são as que enfrentam maior resistência e dificuldades neste processo, sendo “importante ajudá-las a fazer um step-up da sua maturidade digital”, salientou José Ferreira, Diretor-geral da BCG, durante a apresentação do relatório.

As empresas dos setores de indústria alimentar e comércio (grossista e retalho), são as que dispersam nos estágios de maturidade. Já as que operam nos setores de IT, media, telecomunicações (TMT) e serviços lideram a digitalização. Por sua vez, os setores de TMT e hotelaria e turismo podem ser comparados com padrões internacionais, estando bem posicionados numa ótica de competitividade internacional, enquanto pelo contrário, a construção e as indústrias pesadas estão na cauda da maturidade digital.

Estas diferenças setoriais dão-nos “uma indicação de que não há um problema estrutural”, “porque em Portugal há muito pouca capacidade de liderar e de estar à frente do futuro. E quando não se lidera numa transformação destas, está-se a reagir. E quando estamos a reagir, já estamos atrasados”, afirmou Daniel Traça, Dean da Nova SBE. “É preciso virar as lideranças para o futuro. E isso é algo que é culturalmente difícil, porque nós somos um país que reage, mas péssimo a planear. E isto é algo que, num ambiente de mudança acelerada em que devemos estar sempre a pensar no futuro, é um handicap extraordinário. É preciso trabalhar lideranças e fazer de Portugal um centro de talento não só português, mas também internacional.”

Já conhece o nosso programa
Liderar a Transformação Digital?
Publicado em 
8/7/2021
 na área de 
Digital & Tecnologia

Mais artigos de

Digital & Tecnologia

VER TODOS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.